O Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras é um evento anual promovido pela organização Engenheiros Sem Fronteiras Brasil, com abrangência nacional, tendo como principal objetivo fomentar uma cultura de rede entre os mais de 2.000 voluntários presentes nos 70 núcleos formados no Brasil. Este ano, o evento também conta com a junção do II Encontro Latino-americano de Engenharia e Sociedade, que foi realizado pela primeira vez pelo núcleo de São Paulo e pelo Escritório Piloto da Escola Politécnica da USP em 2019, com o objetivo de discutir o papel da engenharia como fator de transformação social e abrangência internacional. 

Devido a situação atual e aos desdobramentos ocasionados em decorrência do enfrentamento a COVID-19, o evento será totalmente ONLINE, sendo realizado do dia 14 ao dia 21 de Novembro de 2020, com a temática “A atuação da Engenharia e do Terceiro Setor frente a desastres”

O intuito do evento é trazer reflexões relativas ao uso da Engenharia como ferramenta de enfrentamento diante de situações de calamidade pública, tais como a situação atual com o cenário de pandemia mundial, situações de desastres ambientais, como o rompimento da barragem em Mariana e Brumadinho em Minas Gerais, além de outras situações catastróficas no nosso país e no mundo inteiro. Além disso, apresentar o protagonismo e as responsabilidades do Terceiro Setor dentro deste panorama. 

O evento contará com conteúdos voltados para a temática geral do evento e divididos de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ainda conta com a apresentação dos melhores artigos científicos da nossa rede e o projeto final será o grande vencedor do Prêmio Sem Fronteiras, com votação na própria plataforma online e feita pelos próprios participantes do evento. 


Todos os congressistas terão acesso e direito (independente do valor contribuído):

1) A qualquer palestra;

2) certificado emitido pelo ESF-Brasil;

3) A 1 masterclass de sua preferência (será disponibilizada inscrição própria previamente);

4) Inscrever artigos para concorrer a inclusão nos anais do VII cbESF (pelo menos um autor deve estar inscrito no evento), seguindo disposições do edital;

5) Relatório de transparência de recursos arrecadados pelo evento;

6) A recompensa enorme de estar mais próximo de uma engenharia humana, sustentável e popular;

7) Oportunidade de votar nos melhores projetos realizados pela organização e escolher os premiados;

8) Oportunidade de concorrer a sorteios de parceiros e de brindes do ESF-BR.

***Congressistas que contribuam a partir de R$50,00 terá agradecimento especial em relatório anual do ESF-Brasil.

***Congressistas que sejam atualmente voluntários terão acesso a treinamentos direcionados ao trabalho da organização


Este ano seu ingresso terá retorno direto à sociedade e é beneficente. Todo o recurso arrecadado será utilizado para o Projeto do Núcleo Rio de Janeiro que infelizmente estava interrompido a 2 anos:

O Projeto Águas da Baixada pretende desenvolver protótipos de biofiltro com reator UV de baixo custo e replicáveis que irão fornecer água da chuva potável para comunidades onde não há acesso, ajudando a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 – Água limpa e saneamento para todos.

Pelo menos 600 vidas serão transformadas, e o seu ingresso vai ser parte desta história!

Não deixe para garantir o seu acesso ao evento no último momento…


Acompanhe maiores informações do evento em suas redes sociais: