Conheça as atrações confirmados já divulgados do VII Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras + II Encontro Latino-Americano de Engenharia e Sociedade, que devido a situação atual e aos desdobramentos ocasionados em decorrência do enfrentamento a COVID-19, será um evento totalmente ONLINE, do dia 14 ao dia 21 de Novembro de 2020, com a temática “A atuação da Engenharia e do Terceiro Setor frente a desastres”


Resumo da Palestra: Rodrigo irá discorrer sobre sua experiência no apoio aos desastres humanitários com Venezuelanos no Brasil e também sobre sua atuação como especialista em conhecimentos técnicos em Moçambique pós Furacão Idai e Kenneth.

Currículo: Rodrigo Avila é graduado em Arquitetura e em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Roraima, possui 3 Especializações, em Ambiental, em Georreferenciamento e em Pericias e Avaliações de Engenharia. Atualmente é mestrando em Direito das Migrações Transnacionais e faz Internacional Master BIM Manager por uma Instituição em Barcelona –  Espanha.

Atualmente, é vice-presidente do CAU-RR, presidente do IAB-RR, professor da faculdade de Arquitetura da Estácio da Amazônia e vice-diretor do Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Boa Vista, do qual foi um dos fundadores.


Resumo da Palestra: O diálogo transforma. Protagonizar nossa mensagem é nos fazermos entendidos nos mais variados cenários em que nos comunicamos. O que está ao nosso alcance para dialogarmos com clareza e assertividade em contextos de crise?

Currículo: Cristian Magalhães é um advogado que usa o que aprende na mediação de conflitos judiciais para transformar pessoas como professor de oratória em instituições carcerárias e empresas.

O Ōratóri-se surgiu como um projeto social com o objetivo de ajudar pessoas reclusas de liberdade a dialogar em público. Com o crescente interesse do mercado, a oportunidade de impactar ainda mais pessoas e a possibilidade da captação de recursos para ampliação desenvolvimento dos trabalhos, o Ōratóri-se passou por uma revisão de sua estrutura, de forma a conciliar a busca pela solução de questões sociais e os fins lucrativos para sua manutenção e ampliação. Hoje, o Oratóri-se enquadra-se como um Negócio de Impacto Social que norteia suas atividades em total alinhamento com sua visão de mundo e já impactou diretamente mais de três mil pessoas.


Resumo da Palestra: As mais de 200 mil Organizações da Sociedade Civil que temos no Brasil possuem uma grande importância na redução das desigualdades e no acesso a cultura, educação e saúde em locais que o Estado não atinge. Como estas organizações estão após a pandemia e o papel delas na recuperação.

Currículo: Rodrigo Cavalcante é Engenheiro Civil pela UNICAMP, com graduação sanduíche na University of Twente. Já atuou com gestão de projetos de construção civil   de inovação no Setor Elétrico. Atualmente é Head de Impacto e Aceleração Social na Phomenta, um negócio social que tem o objetivo de levar educação em gestão e inovação para os empreendedores das ONGs.

É também conselheiro fiscal da Minha Campinas e já participou como voluntário do TETO e da Enactus.


Resumo da Palestra: Tomando como base os desastres associados aos rompimentos das barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), a discussão será centrada nas limitações existentes no monitoramento de barragens de mineração no Brasil e nas fragilidades associadas ao licenciamento ambiental. Ainda, será feita uma avaliação das medidas tomadas tanto em nível estadual (Minas Gerais) e nacional, considerando os desafios existentes para o aprimoramento da regulação do setor.

Currículo: Bruno Milanez possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Politica Ambiental – Lincoln University (2006). Atualmente é professor no programa de Pós-graduação em Geografia e no Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Politica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação dos impactos da cadeia minero-metalúrgica, conflitos socioambientais e capacidade ambiental.


Resumo da Palestra: O TCC é a melhor oportunidade para iniciar sua startup durante a graduação. É um momento único na vida do estudante, em que ele pode aliar uma boa formação técnica obtida na graduação à coragem de se lançar em uma empreitada arriscada, com auxilio de amigos e familia. O que lhe falta para empreender com seu TCC? Venha entender onde encontrar!

Currículo: Marcos Ribeiro Pereira Barretto é professor da Escola Politécnica da USP há 35 anos. Doutor e mestre em Engenharia, com pós-doutoramento no Japão. Escreveu mais de 100 artigos em periódicos e congressos, além de vários livros e capítulos de livros. Fundador de diversas startups.


Não deixe para garantir o seu acesso ao evento no último momento…


Acompanhe maiores informações do evento em suas redes sociais: