Quem somos?

Os Engenheiros Sem Fronteiras são uma organização internacional que tem como missão promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da engenharia e tecnologia. Fundada nos anos 80, na França, hoje está presente em cerca de 70 países. O primeiro núcleo brasileiro surgiu em 2010 na cidade de Viçosa, Minas Gerais, e desde então a organização se expandiu para mais de 60 cidades brasileiras em todas as regiões do país. Já foram mais de mil projetos executados nas áreas de educação, tecnologias sustentáveis, gestão e empreendedorismo e infraestrutura básica de apoio.

 

A ONG objetiva contribuir na melhora da qualidade de vida das comunidades e indivíduos em situação de vulnerabilidade, através da realização de projetos técnicos ou educacionais que usam ferramentas de tecnologia e engenharia, contribuindo para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam alcançados. Além disso, trabalhamos pela transformaçãodo ensino de engenharia no país, tornando-o mais próximo às questões complexas sociais e formando engenheiros mais conscientes de seu papel na sociedade.

 

nossa missão

“Promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da Engenharia”

 

nossos valores

Profissionalismo: Nossos membros atuam com comprometimento e responsabilidade social e técnica em nossas ações e projetos.

Trabalho em equipe: Prezamos pela cooperação e união entre os membros e o trabalho em conjunto com a comunidade.

Respeito: Reconhecemos e celebramos as diversidades agindo de maneira empática e solidária aos mais variados grupos.

Ética: Seguimos o caminho mais correto, com integridade e transparência em nossas ações.

Altruísmo: Acreditamos na paixão em ajudar o próximo de maneira genuína.

 

nossa equipe

A Diretoria Nacional possui a função de coordenar, orientar e fornecer suporte nas atividades dos núcleos espalhados pelo país. Conheça a nossa equipe!

Presidente

Natália D’Alessandro é engenheira ambiental formada pela escola politécnica da USP. Possui especialização em planejamento e gestão de recursos naturais pelo Politécnico de Milão e é co-fundadora da ONG Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo São Paulo. Trabalhou na secretaria de desenvolvimento econômico do governo de Goiás e no Departamento de Redução de Riscos de Desastres da ONU Meio Ambiente. Atualmente trabalha na assessoria de mudanças climáticas da Secretaria do Meio Ambiente do Estado De São Paulo e é presidente do Engenheiros Sem Fronteiras Brasil.

 

Vice-Presidente

Victor Rossini Rosa, formado em Engenheira Civil Pela Universidade De São Paulo e pós-graduando em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios pela mesma universidade, trabalhou com a construção de edifícios de alto padrão, atuando agora em construtora e assessoria técnica junto a movimentos de moradia, buscando a expansão da habitação social em São Paulo. Foi diretor do Núcleo São Paulo da organização Engenheiros Sem Fronteiras, ocupando atualmente o cargo de Vice-Presidente dos Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil.

 

Comunicação

Diretora

Clara Pagotto, ingressou em 2012 no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Viçosa, envolvendo-se com o MEJ, sendo membra fundadora da empresa junior de Engenharia Civil na UFV, onde idealizou o retorno da Semana Acadêmica de Engenharia Civil na universidade e organizou três edições do evento. Em 2015 entrou para os Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil, sendo eleita Diretora de comunicação em 2016. Atualmente, é graduanda em Arquitetura e Urbanismo na UFV, sendo voluntária no projeto Engenharia Pública e atuando como Diretora de comunicação na Diretoria Nacional do ESF-Brasil.

 

Vice Diretor

Mateus Camargo dos Santos, nascido na cidade de Americana no interior do estado de São Paulo. Em 2015 ingressou no curso de Engenharia de Manufatura na Unicamp. No mesmo ano começou a fazer parte do movimento dos Engenheiros Sem Fronteiras pelo núcleo de Limeira – SP, atuando como assessor e em seguida diretor da área de comunicação, desde setembro de 2017 atua como Vice-Diretor de comunicação da diretoria nacional e conselheiro do núcleo de Limeira.

 

Projetos

Diretor

Uaitã Pires do Nascimento, formado em Engenheira Química pela Universidade de Federal de Goiás (1° turma) e pós-graduado em Processos Químicos industriais e MBA em gestão de processos de negócios. Trabalha atualmente com projetos de desenvolvimento e otimização de produtos e processos, gestão de indicadores e análise de processos em uma multinacional do ramo alimentício. Atuou durante a faculdade no movimento empresa júnior de Goiás, foi fundador e diretor geral do congresso de engenharia e tecnologia (maior evento do tema do centro oeste). Foi diretor do Núcleo Goiânia da organização Engenheiros Sem Fronteiras, ocupando atualmente o cargo de Diretor de Projetos e Qualidade dos Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil. Apaixonado por ajudar as pessoas e organizações a atingirem seu máximo potencial.

 

Coordenadora do GT Educação

Ana Carolina Rozenberg de Andrade, formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Lavras, trabalha ativamente em projetos voluntários desde 2012. Durante sua graduação, aproveitou quase todas as oportunidades oferecidas, participando do CA de Ambiental, Projeto Rondon, co-fundando a empresa junior de seu curso, entre outras. Também, foi co-fundadora do núcleo Lavras da organização Engenheiros Sem Fronteiras, onde participou por 3 anos e meio, ocupando os cargos de Diretora de Projetos e Diretora Geral, no último ano, voltou para organização, mas dessa vez na sede nacional, onde ocupou o cargo de Vice-diretora de Desenvolvimento e agora é Assessora de Projetos, atuando como coordenadora do GT de Educação. Além disso, estagiou na Ambev na área de Gente e Gestão, em Jacareí, onde desenvolveu um projeto de treinamento interno. Atualmente faz parte do time de professores do Ensina Brasil, atuando na rede pública de Campo Grande, vivenciando diariamente as diversas faces que o país possui e buscando melhorar o acesso a oportunidades para jovens da periferia.

 

Desenvolvimento

Diretor

Rafael Kondo, graduando em Engenharia de Manufatura na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ingressou no Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Limeira em 2014, participando de mais de 3 projetos e posteriormente se tornando Diretor Geral e Diretor Financeiro, também passando pelas áreas de gestão de pessoas e comunicação da organização. Em setembro de 2017, entrou para a equipe do Engenheiros Sem Fronteiras Brasil no cargo de Diretor de Desenvolvimento, buscando acompanhar e contribuir para o crescimento da ONG, estando em contato com mais de 60 núcleos no Brasil e sendo responsável pelo apoio na fundação de outros em todas as regiões do país.

 

Assessor

Cleuller Camilo, graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi Diretor de Projetos do Núcleo Juiz de Fora da organização Engenheiros Sem Fronteiras, ocupando atualmente o cargo de Diretor de Eventos do Diretório Acadêmico da Engenharia da mesma universidade e Assessor de Desenvolvimento da sede nacional, Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil. Realizou trabalhos na área de Eventos, Patrimônio Histórico, Capacidade Ambiental e Organização 5S. Busca promover o desenvolvimento da rede ESF através do seu trabalho realizado, focando nas suas áreas de interesse que incluem Sustentabilidade, Projetos e Inovação.