Nossos Resultados
Linhas de Atuação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Por diretrizes do Engineers Without Borders (EWB) e através do Pacto Global desenvolvemos nossos projetos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas:
“Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Por uma questão estratégica associamos cada uma das nossas linhas de atuação aos ODS correspondentes.
- Educacional: Voltados à capacitação técnica profissional, melhoria no ensino, formação interpessoal de estudantes de engenharia e ações de conscientização.
- Gestão e Empreendedorismo: Relacionados com e organização e ferramentas de gestão de instituições, através do fomento a práticas e atividades empreendedoras.
- Infraestrutura e Assistência Básica: Com foco em amenizar as necessidades do indivíduo e da infraestrutura de instituições, como arrecadações de alimentos e roupas, pintura, reformas e projetos hidrossanitários.
- Sustentabilidade: Voltados ao uso eficiente dos recursos como aquecimento solar, reaproveitamento de água, reciclagem e destinação de resíduos, hortas comunitárias e tratamento de água e esgoto.
Projetos Concluídos
Abaixo apresentamos alguns projetos que já realizamos dentre os mais de 940 concluídos com sucesso, os quais impactaram mais de 110.000 vidas.
Educacional
Mini Curso Elétrica Residencial
Focado em jovens do ensino médio, o núcleo estruturou um minicurso de elétrica residencial, com a finalidade de aumentar a empregabilidade e oferta de mão de obra qualificada. Foram 4 oficinas e 40 alunos treinados.
Semana da Juventude
Para a semana da juventude, o núcleo desenvolveu dez oficinas em diferentes locais da cidade focado em promover aprendizado, cultura e desenvolvimento. Abordou temas como fotografia, origami e dança. O projeto teve a parceria da ONG Boi Bumba Pingo de Ouro.
Volta às aulas Sem Fronteiras
Nas escolas públicas da grande Vitória, muitas crianças em situação de vulnerabilidade não conseguem comprar materiais escolares. Diante dessa situação, o projeto Volta às aulas Sem Fronteiras realizou a arrecadação de kits escolares.
Uso de Técnicas de Bioconstrução como Ferramenta Educacional
Esse projeto utilizou de técnicas simples e baratas da bioconstrução, com a finalidade de produzir um ambiente de oficinas educacionais, lúdico e tecnológica para crianças e adolescentes, nomeado de Centro de Educação Para a Sustentabilidade (CES). O projeto foi premiado como o melhor do eixo durante o VI cbESF.
Café com ciência
Com a constante preocupação com a geologia que existe em Ouro Preto, o núcleo realizou o evento Café com Ciência para conscientizar a população nas áreas de maior risco. O evento foi online devido ao Covid-19.
Gestão e Empreendedorismo
ConsultESF – Melhoria do mercado
Visando demonstrar a aplicação prática da engenharia de produção, foi realizado uma consultoria para rever o planejamento estratégico e financeiro de um mercado local. Ao final do trabalho conseguiu-se diminuir a dívida acumulado e ajudar a comunidade local
ALAS
O projeto ALAS – Aplicação de Lean na Área da Saúde – visa a aplicação da filosofia Lean e suas ferramentas no setor de farmácia. Em relação às ferramentas, os seguintes tópicos foram abordados: Mapeamento do Fluxo de Valor, SMED, 5 porquês, Ciclo PDCA, 5S, 4Ps.
Fala Engenheir@!: Os desafios de ser mulher na engenharia
Uma série de palestras com temas variados, abrangendo os pilares de engenharia, educação, sustentabilidade e voluntariado relacionadas ao papel e inclusão das mulheres neste meio.
PRODIME
Focado em auxiliar microempreendedores atingidos pela pandemia, foram oferecidas 5 semanas de mentoria em gestão de negócios através do PRODIME (Programa de Mentoria Digital para microempreendedores). Todo o trabalho foi realizado online devido a pandemia.
Mente Empreendedora
Buscando incentivar o empreendedorismo nas pessoas, o evento mente empreendedora contou com a participação de seis empreendedores que compartilharam suas experiências com o público presente em um evento em formato de live.
Plano de Negócios
O projeto Plano de Negócios teve como objetivo identificar, discutir e aplicar soluções na parte administrativa e de marketing de uma empresa. A partir da realização do Canvas, pôde-se esquematizar o projeto, passando da captação de informações até a aplicação das soluções.
Infraestrutura e Assistência Básica
Caminho Curto
O propósito do projeto foi garantir saneamento básico e saúde para todas as esferas da cidade, criando uma rede de coleta e tratamento de esgoto para toda a comunidade local, através de uma fossa-filtro.
Tijolo Ecológico
Realizou-se a elaboração de um projeto arquitetônico, a confecção do tijolo ecológico e execução da obra pela mão de obra dos voluntários e da comunidade local, em formato de mutirão. O objetivo se deu com o objetivo de suprir a necessidade da APAE local em ter a estrutura para prática da equoterapia.
Projeto Kuarhay
O núcleo realizou o projeto e execução da parte elétrica da construção de uma escola no território indígena Mbya Guarani. O projeto contou com o uso de energia solar (painéis fotovoltaicos), pois no local não existe rede elétrica pública.
Projeto Iara
O projeto teve como objetivo elaborar um diagnóstico de saneamento básico na Mbyá-Guarani Tekoá V’ya (“Aldeia Feliz”), de Major Gercino/SC.
Para surdo ver
O projeto promoveu a arrecadação de materiais e uniu a mão de obra para produção de máscaras transparentes para leitura labial. No total, foram confeccionadas 510 máscaras.
“E TÁ NÓIS” contra o Corona
O objetivo do projeto foi produzir e distribuir gel antisséptico para populações em situação de vulnerabilidade e entregar junto com material gráfico sobre a prevenção do contágio pelo coronavírus. Foi realizado com apoio do Fundo Baobá para equidade racial e pelo Senai.
Sustentabilidade
Recapta
O projeto não só consiste na instalação do sistema, mas também apresenta ao corpo docente da escola e aos alunos, uma palestra cheia de conhecimento sobre a água e como podemos fazer o uso racional dela. O projeto foi premiado como o melhor projeto do eixo durante o VI cbESF.

Realizado em: Santa Maria, Vitória, Belo Horizonte, Viçosa, Limeira, Lorena, Juiz de Fora, Ilha Solteira e Joinville.

Respirando Melhor
O projeto foi criado com o intuito de plantas mudas em pontos críticos (ilhas de calor) da cidade de Aracaju. O trabalho impactou mais de 50 pessoas diretamente.
Horta Vertical
O projeto consiste em construir, a partir de pallets e garrafas PET, uma horta vertical, com o objetivo de ensinar às crianças e aos adolescente noções de sustentabilidade e cultivo de plantas.
EcoJovem – Sustentabilidade sem Fronteiras
As crianças e adolescentes autistas da ONG Céu Azul criaram brinquedos e objetos feitos de materiais recicláveis. O trabalho possibilitou ao núcleo passar conhecimentos de sustentabilidade, reciclagem e reaproveitamento de materiais.
Confecção de Sabão Ecológico
O projeto teve como objetivo reutilizar óleo para produção de sabão em benefício da Casa do Estudante universitário, bem como a melhoria no processo e ampliação da produção. O óleo é coletado pelas prefeituras e o sabão distribuído pelo CRAS.
Projetos em andamento
A rede Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil não para de espalhar sua onda verde por todo país e fora dele. Temos mais de 172 projetos em andamento, sendo alguns listados a seguir.
Reconstrução de Moçambique
Missão de Reconstrução com a equipe do Engenheiros Sem Fronteiras – Estados Unidos (EWB-USA) e com a ONU. Em sua primeira missão em 2019 já realizou mais de 30 vistorias e criou um novo modelo de sistema de saneamento a ser aplicado no país.

Realizado em: Moçambique.

Aldeia da Fraternidade
O Projeto de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional, oferece a jovens cursos de Difusão Científica em variados temas: Controle de Qualidade, Educação/Empreendedorismo, Logística Aplicada, Processamento de Alimentos, Segurança do Trabalho.
Mutirão Sem Fronteiras
A assistência se dá para quem tem condição de construir sua própria casa, com materiais e mão-de-obra próprios, porém não tenham condições de contratar um profissional engenheiro para dar assessoria durante o planejamento, projeto e execução da obra.
Renova
O Instituto Priscila Zanette busca proporcionar a comunidade uma transformação humanizada. Junto a ele será possível dar ainda mais magia ao mundo dos livros, aonde crianças do Jardim Paraíso vão para sonhar no meio de hortas e jardins do local.
ESF Contra Covid
O Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil, junto aos núcleos, arrecadaram:

Além disso, foram feitos:

Totalizando:
