Nossos Resultados

Linhas de Atuação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Por diretrizes do Engineers Without Borders (EWB) e através do Pacto Global desenvolvemos nossos projetos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas: 
“Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Por uma questão estratégica associamos cada uma das nossas linhas de atuação aos ODS correspondentes.

  • Educacional: Voltados à capacitação técnica profissional, melhoria no ensino, formação interpessoal de estudantes de engenharia e ações de conscientização.
  • Gestão e Empreendedorismo: Relacionados com e organização e ferramentas de gestão de instituições, através do fomento a práticas e atividades empreendedoras.
  • Infraestrutura e Assistência Básica: Com foco em amenizar as necessidades do indivíduo e da infraestrutura de instituições, como arrecadações de alimentos e roupas, pintura, reformas e projetos hidrossanitários.
  • Sustentabilidade: Voltados ao uso eficiente dos recursos como aquecimento solar, reaproveitamento de água, reciclagem e destinação de resíduos, hortas comunitárias e tratamento de água e esgoto.

Projetos Concluídos

Abaixo apresentamos alguns projetos que já realizamos dentre os mais de 940 concluídos com sucesso, os quais impactaram mais de 110.000 vidas.

Educacional

Mini Curso Elétrica Residencial

Focado em jovens do ensino médio, o núcleo estruturou um minicurso de elétrica residencial, com a finalidade de aumentar a empregabilidade e oferta de mão de obra qualificada. Foram 4 oficinas e 40 alunos treinados.

Realizado em: Lavras.

PROCAP

O Projeto de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional, oferece a jovens cursos de Difusão Científica em variados temas: Controle de Qualidade, Educação/Empreendedorismo, Logística Aplicada, Processamento de Alimentos, Segurança do Trabalho.

Realizado em: Limeira e Viçosa.

Semana da Juventude

Para a semana da juventude, o núcleo desenvolveu dez oficinas em diferentes locais da cidade focado em promover aprendizado, cultura e desenvolvimento. Abordou temas como fotografia, origami e dança. O projeto teve a parceria da ONG Boi Bumba Pingo de Ouro.

Realizado em: Tucurui.

Formando Jovens para o futuro

Buscando a formação dos jovens e reconhecimento da presença deles nas causas sociais, o núcleo realizou um evento com a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o CREA Jr PE

Realizado em: Recife.

Uso de Técnicas de Bioconstrução como Ferramenta Educacional

Esse projeto utilizou de técnicas simples e baratas da bioconstrução, com a finalidade de produzir um ambiente de oficinas educacionais, lúdico e tecnológica para crianças e adolescentes, nomeado de Centro de Educação Para a Sustentabilidade (CES).  O projeto foi premiado como o melhor do eixo durante o VI cbESF.

Realizado em: Rio das Ostras.

Café com ciência

Com a constante preocupação com a geologia que existe em Ouro Preto, o núcleo realizou o evento Café com Ciência para conscientizar a população nas áreas de maior risco. O evento foi online devido ao Covid-19.

Realizado em: Ouro Preto.


Gestão e Empreendedorismo

ConsultESF – Melhoria do mercado

Visando demonstrar a aplicação prática da engenharia de produção, foi realizado uma consultoria para rever o planejamento estratégico e financeiro de um mercado local. Ao final do trabalho conseguiu-se diminuir a dívida acumulado e ajudar a comunidade local

Realizado em: Ituiutaba.

ALAS

O projeto ALAS – Aplicação de Lean na Área da Saúde – visa a aplicação da filosofia Lean e suas ferramentas no setor de farmácia. Em relação às ferramentas, os seguintes tópicos foram abordados: Mapeamento do Fluxo de Valor, SMED, 5 porquês, Ciclo PDCA, 5S, 4Ps.

Realizado em: Limeira.

Fala Engenheir@!: Os desafios de ser mulher na engenharia

Uma série de palestras com temas variados, abrangendo os pilares de engenharia, educação, sustentabilidade e voluntariado relacionadas ao papel e inclusão das mulheres neste meio.

Realizado em: Belo Horizonte.

PRODIME

Focado em auxiliar microempreendedores atingidos pela pandemia, foram oferecidas 5 semanas de mentoria em gestão de negócios através do PRODIME (Programa de Mentoria Digital para microempreendedores). Todo o trabalho foi realizado online devido a pandemia.

Realizado em: Viçosa.

Mente Empreendedora

Buscando incentivar o empreendedorismo nas pessoas, o evento mente empreendedora contou com a participação de seis empreendedores que compartilharam suas experiências com o público presente em um evento em formato de live.

Realizado em: Sorocaba.

Plano de Negócios

O projeto Plano de Negócios teve como objetivo identificar, discutir e aplicar soluções na parte administrativa e de marketing de uma empresa. A partir da realização do Canvas, pôde-se esquematizar o projeto, passando da captação de informações até a aplicação das soluções.

Realizado em: Limeira.


Infraestrutura e Assistência Básica

Caminho Curto

O propósito do projeto foi garantir saneamento básico e saúde para todas as esferas da cidade, criando uma rede de coleta e tratamento de esgoto para toda a comunidade local, através de uma fossa-filtro.

Realizado em: Joinville.

Tijolo Ecológico

Realizou-se a elaboração de um projeto arquitetônico, a confecção do tijolo ecológico e execução da obra pela mão de obra dos voluntários e da comunidade local, em formato de mutirão. O objetivo se deu com o objetivo de suprir a necessidade da APAE local em ter a estrutura para prática da equoterapia.

Realizado em: Passos.

Projeto Kuarhay

O núcleo realizou o projeto e execução da parte elétrica da construção de uma escola no território indígena Mbya Guarani. O projeto contou com o uso de energia solar (painéis fotovoltaicos), pois no local não existe rede elétrica pública.

Realizado em: Porto Alegrel.

Abrigos Contra Incêndio

O núcleo desenvolveu o projeto de combate a incêndio e de pânico dos abrigos provisórios e do QG da operação Acolhida (que recebe venezuelanos refugiados de seu país), melhorando a segurança dos locais para cerca de 6.600 frequentadores. O projeto teve parceria com a RC Engenharia e Arquitetura

Realizado em: Boa Vista.

Hospital de Campanha

O núcleo foi responsável pela elaboração de projetos arquitetônicos e complementares necessários para uso no Hospital de Campanha de Boa Vista. Este projeto foi feito em conjunto com o Exército brasileiro na Operação Acolhida.

Realizado em: Boa Vista.

“E TÁ NÓIS” contra o Corona

O objetivo do projeto foi produzir e distribuir gel antisséptico para populações em situação de vulnerabilidade e entregar junto com material gráfico sobre a prevenção do contágio pelo coronavírus. Foi realizado com apoio do Fundo Baobá para equidade racial e pelo Senai.

Realizado em: Rio de Janeiro.


Sustentabilidade

Recapta

O projeto não só consiste na instalação do sistema, mas também apresenta ao corpo docente da escola e aos alunos, uma palestra cheia de conhecimento sobre a água e como podemos fazer o uso racional dela. O projeto foi premiado como o melhor projeto do eixo durante o VI cbESF.

Lares sem Frestas

O objetivo deste projeto foi reutilizar embalagens longa vida para garantir reforço físico e térmico em casas de madeira vedando frestas e evitando a entrada de insetos, vento e chuva.

Realizado em: Tupã.

Horta Vertical

O projeto consiste em construir, a partir de pallets e garrafas PET, uma horta vertical, com o objetivo de ensinar às crianças e aos adolescente noções de sustentabilidade e cultivo de plantas.

Realizado em: Lorena e Juiz de Fora.

EcoJovem – Sustentabilidade sem Fronteiras

As crianças e adolescentes autistas da ONG Céu Azul criaram brinquedos e objetos feitos de materiais recicláveis. O trabalho possibilitou ao núcleo passar conhecimentos de sustentabilidade, reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Realizado em: Divinopolis.

Confecção de Sabão Ecológico

O projeto teve como objetivo reutilizar óleo para produção de sabão em benefício da Casa do Estudante universitário, bem como a melhoria no processo e ampliação da produção. O óleo é coletado pelas prefeituras e o sabão distribuído pelo CRAS.

Realizado em: Frederico Westphalen.


Projetos em andamento

A rede Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil não para de espalhar sua onda verde por todo país e fora dele. Temos mais de 172 projetos em andamento, sendo alguns listados a seguir.

Reconstrução de Moçambique

Missão de Reconstrução com a equipe do Engenheiros Sem Fronteiras – Estados Unidos (EWB-USA) e com a ONU. Em sua primeira missão em 2019 já realizou mais de 30 vistorias e criou um novo modelo de sistema de saneamento a ser aplicado no país.

Realizado em: Moçambique.

Projeto com Venezuelanos

O projeto em parceria com as Forças Armadas e as Nações Unidas para o apoio aos imigrantes e refugiados. Cria projetos técnicos para oferecer condições de moradia e inserção dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro.

Realizado em: Boa Vista.

Aldeia da Fraternidade

O Projeto de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional, oferece a jovens cursos de Difusão Científica em variados temas: Controle de Qualidade, Educação/Empreendedorismo, Logística Aplicada, Processamento de Alimentos, Segurança do Trabalho.

Realizado em: Porto Alegre.

Mutirão Sem Fronteiras

A assistência se dá para quem tem condição de construir sua própria casa, com materiais e mão-de-obra próprios, porém não tenham condições de contratar um profissional engenheiro para dar assessoria durante o planejamento, projeto e execução da obra.

Realizado em: Tucuruí.

Renova

O Instituto Priscila Zanette busca proporcionar a comunidade uma transformação humanizada. Junto a ele será possível dar ainda mais magia ao mundo dos livros, aonde crianças do Jardim Paraíso vão para sonhar no meio de hortas e jardins do local.

Realizado em: Joinville.

Escola Sustentável

Projeto o qual tem como objetivo levar a consciência ambiental, a alimentação saudável e a responsabilidade alimentar para crianças e jovens carentes da cidade de São Paulo.

Realizado em: São Paulo.


FAÇA A DIFERENÇA!