Nossos Resultados

Linhas de Atuação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Por diretrizes do Engineers Without Borders (EWB) e através do Pacto Global desenvolvemos nossos projetos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas: 
“Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Por uma questão estratégica associamos cada uma das nossas linhas de atuação aos ODS correspondentes.

  • Educacional: Voltados a capacitação técnica profissional, melhoria no ensino, formação interpessoal de estudantes de engenharia e iniciativas de conscientização;
  • Gestão e Empreendedorismo: Relacionados com métodos, ferramentas e organização de gestão de instituições, assim como o incentivo / fomento a atividades empreendedoras;
  • Infraestrutura e Assistência Básica: Com foco em amenizar as necessidades do indivíduo e da infraestrutura de instituições (arrecadações de alimentos, brinquedos, pintura, reforma, projeto hidrosanitário, etc);
  • Sustentabilidade: Voltados ao uso eficiente dos recursos como aquecimento solar, reaproveitamento de água, reciclagem e destinação de resíduos, uso consciente de espaços, hortas comunitárias e tratamento de água e esgoto.


Projetos Concluídos

Abaixo apresentamos alguns projetos que já realizamos dentre os mais de 500 concluídos com sucesso, os quais impactaram mais de 60.000 vidas.

Educacional

Semana Lixo Zero

O projeto tem por objetivo desenvolver atividades de conscientização de destinação correta do
lixo e diminuição do mesmo. Em 2018 realizou ações em de conscientização de escolas, limpeza de locais públicos e ações buscando a coleta de resíduos eletrônicos.

Realizado em: Joinville.

PROCAP

O Projeto de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional, oferece a jovens cursos de Difusão Científica em variados temas: Controle de Qualidade, Educação/Empreendedorismo, Logística Aplicada, Processamento de Alimentos, Segurança do Trabalho.

Realizado em: Limeira e Viçosa.


Escola Eficiente

Promove educação ambiental e proporciona a atualização de instalações através de
projetos envolvendo Energias renováveis (Água e Energia) e infraestrutura utilizando
a Engenharia. Além de palestras com funcionários e alunos promoveu a criação de uma horta e minhocário.

Realizado em: Florianópolis.

Dia D – Conscientização Ecológica

O projeto como objetivo mostrar a importância da educação ambiental para alunos de Ensino Médio das Escolas Municipais de Caraúbas, como também para os alunos ingressantes da Universidade Federal Rural do Semiárido, por meio de palestras que promovem maior conscientização ambiental.

Realizado em: Limeira.


Gestão e Empreendedorismo

Sabão Ecológico

O objetivo principal do projeto, além de promover a organização, é a conscientização ambiental e a capacitação de jovens e adultos de comunidades e escolas públicas da grande João Pessoa na produção de sabão sólido a partir de óleo de fritura, através de oficinas práticas e dinâmicas.

Realizado em: João Pessoa.

ALAS

O projeto ALAS – Aplicação de Lean na Área da Saúde – visa a aplicação da filosofia Lean e suas ferramentas no setor de farmácia. Em relação às ferramentas, os seguintes tópicos foram abordados: Mapeamento do Fluxo de Valor, SMED, 5 porquês, Ciclo PDCA, 5S, 4Ps.

Realizado em: Limeira.


Fala Engenheir@!: Os desafios de ser mulher na engenharia

Uma série de palestras com temas variados, abrangendo os pilares de engenharia, educação, sustentabilidade e voluntariado relacionadas ao papel e inclusão das mulheres neste meio.

Realizado em: Belo Horizonte.

Engenharia de Produção e 5S

Este projeto é uma aplicação da engenharia de produção, através da: Organização e padronização dos arquivos/formulários/processos, Alterações no layout, Melhoria na visibilidade e marketing utilizados, Organização e controle dos estoques de doações e materiais.

Realizado em: Juiz de Fora.


Infraestrutura e Assistência Básica

Engenharia Popular na Construção de outra economia: Experiência Agroecológica

Fomentou a aproximação campo-cidade entre o assentamento rural Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) São Luiz e o Grupo de Consumo Responsável do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo, de modo a contribuir para a segurança alimentar da população e promover o desenvolvimento territorial rural sustentável.

Realizado em: São Paulo.

Lares Sem Frestas

Além de evitar a infiltração nas casas onde o projeto é aplicado, também pode-se utilizar das propriedades do alumínio, que compõe a embalagem longa vida, para melhorar o conforto térmico das casas. A aplicação de mantas térmicas feitas com caixa de leite (tetrapak) voltada para o interior ou exterior da residência depende do clima.

Realizado em: Santa Maria, Rio Grande, Porto Velho e Teresina.


Ações

A execução da atividade é feita em um mutirão geral, com presença de todos os membros da ONG e com data definida. É realizada uma ação por mês, como construção de horta, reformas, visita em comunidades carentes e arrecadações.

Realizado em: Santa Maria.

Implementação de Espaço Educador Sustentável

O projeto nasceu a partir da observação de espaços ociosos e da necessidade de buscar ampliar a proposta pedagógica a partir de intervenções que modifiquem local e proporcionem novas possibilidades de aprendizado aos estudantes.

Realizado em: João Pessoa.


Sustentabilidade

Captação de água da chuva

O projeto não só consiste na instalação do sistema, mas também apresenta ao corpo docente da escola e aos alunos, uma palestra cheia de conhecimento sobre a água e como podemos fazer o uso racional dela.

Realizado em: Juiz de Fora, São Paulo, Viçosa e Vitória.

Horta Vertical

O projeto consiste em construir, a partir de pallets e garrafas PET, uma horta vertical, com o objetivo de ensinar às crianças e aos adolescente noções de sustentabilidade e cultivo de plantas.

Realizado em: Lorena e Juiz de Fora.


Foz Nascente

O projeto foi desenvolvido devido a escassez de água em Viçosa, Minas Gerais. A fim de reutilizar as águas da residência, foi implantado um protótipo de wetland – jardim filtrante – em uma residência para mitigar essa problemática.

Realizado em: Viçosa.

Biodigestor Rural

O biodigestor projetado proporcionará ao assentamento Trangola uma
nova dinâmica tendo em vista que os dejetos do gado do assentamento serão utilizados para
produção do biogás e biofertilizante.

Realizado em: Natal.


Projetos em andamento

A rede Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil não para de espalhar sua onda verde por todo país e fora dele. Temos mais de 350 projetos em andamento, sendo alguns listados a seguir.

Aldeia da Fraternidade

O Projeto de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional, oferece a jovens cursos de Difusão Científica em variados temas: Controle de Qualidade, Educação/Empreendedorismo, Logística Aplicada, Processamento de Alimentos, Segurança do Trabalho.

Realizado em: Porto Alegre

Projeto com Venezuelanos

O projeto em parceria com as Forças Armadas e as Nações Unidas para o apoio aos imigrantes e refugiados. Cria projetos técnicos para oferecer condições de moradia e inserção dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro.

Realizado em: Boa Vista


Renova

O Instituto Priscila Zanette busca proporcionar a comunidade uma transformação humanizada. Junto a ele será possível dar ainda mais magia ao mundo dos livros, aonde crianças do Jardim Paraíso vão para sonhar no meio de hortas e jardins do local.

Realizado em: Joinville.

Escola Sustentável

Projeto o qual tem como objetivo levar a consciência ambiental, a alimentação saudável e a responsabilidade alimentar para crianças e jovens carentes da cidade de São Paulo.

Realizado em: São Paulo.


FAÇA A DIFERENÇA!