O núcleo, fundado no dia 8 de julho de 2013, surgiu a partir de estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em busca de uma abordagem mais crítica e humanizada da engenharia, além de propor projetos para as comunidades da Grande Vitória e promover o desenvolvimento profissional dos membros. Hoje em dia contamos com alunos de diversas faculdades e diferentes cursos da Grande Vitória, bem como o auxílio de engenheiros formados que nos dão apoios específicos em nossos projetos. O nosso trabalho é fruto do esforço das diretorias de projetos, desenvolvimento, gestão de pessoas, marketing, finanças, conselho deliberativo e a presidência. Fora os que estão em cargos estratégicos, os membros do ESF Vitória atuam dentro de uma diretoria e também em um de nossos projetos. Alguns de nossos projetos são:

Captação de Água da chuva:
O projeto consiste na instalação de um sistema de captação de água de chuva em escolas ou projetos sociais. O sistema terá as dimensões definida pela equipe, membros da ong, de acordo com os dados obtidos através da utilização do software Netuno e um estudo de viabilidade técnica e financeira. Também haverão palestras a respeito do sistema, uso consciente da água, sobre a ong Engenheiros sem fronteiras e sobre a Engenharia em geral. Até outubro de 2019, o projeto só possuiu uma edição, onde foi instalado o sistema no EMEF Edna de Mattos, em Vitória.
Comunidade Sem Fronteiras:
O projeto Comunidade Sem Fronteiras visa promover projetos de engenharia, que são realizados por voluntários da ONG em colaboração com os moradores das comunidades, com o objetivo de proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas e ter uma comunidade mais unida. O projeto já teve edições na Ilha das Caieiras, em Vitória, e se prepara para realizar uma nova etapa na comunidade do Romão.
Mirante Jesus de Nazareth:
O ESF Vitória foi convidado pelo Palete Parque, uma equipe composta majoritariamente por arquitetos, que visa divulgar, fomentar, projetar e instalar pelas cidades novas formas de utilização do espaço urbano, para participar do projeto de uma área pública de lazer e contemplação no bairro de Jesus de Nazareth. A visão é de alcançar melhorias socio-econômicas e ambientais no local de implantação do mirante, a valorização do engenheiro e do arquiteto e seu público algo são habitantes da Grande Vitória e visitantes.

Pássaro Branco:
O projeto consiste em uma parceria com o Centro Social de Nova Almeida – Joaripe, que atua desde 1976 em ações de cidadania em diversas frentes, como por exemplo, Geração de Renda, Educação, Assistência Social dentre outros, e atende crianças e/ou adolescentes residentes na região de Nova Almeida- Serra/ES e das adjacências, nas faixas etárias de 6 a 15 anos de idade. A parceria terá como resultado um projeto de reforma, assim como outros projetos necessários para a regularização, e adaptação das instalações físicas, assim como o orçamento de execução.
Educação Ambiental:
Surgiu em 2014 e tem como objetivo geral despertar a conscientização ambiental em crianças e jovens em condição de vulnerabilidade social por meio da realização de atividades voltadas ao meio ambiente instituições públicas da sociedade como escolas e obras sociais.
Mulheres Sem Fronteiras:
Projeto que tem como finalidade a realização de palestras e rodas de conversa a respeito da discriminação e preconceitos existentes com a mulher na engenharia e em outras profissões. Possui o objetivo de levar maior conhecimento ao público geral e provocar o empoderamento das mulheres sobretudo dentro do mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre o Núcleo Vitória? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail eventosvitoria@esf-brasil.org.

Status: Núcleo Homologado.