O ESF-Viçosa é o primeiro núcleo oficial do Engenheiros Sem Fronteiras no Brasil, dando o pontapé inicial no movimento. Atualmente, contamos com mais de 50 membros que fazem tarefas tanto nas Diretorias Executivas (RH, Qualidade, AFJ, Comunicação, Geral e Projetos) quanto na realização dos projetos em si. Contamos com iniciativas que visam atuar nas mais diversas áreas da cidade de Viçosa, como os PROCAP’s e a Mostra de Engenharias, que atuam diretamente na área da educação; o Amana, que visa a economia de água a partir da captação da água da chuva; o Reciclamare, que visa melhorar a estrutura da ACAMARE, que é uma associação de catadores de materiais recicláveis; a Fábrica de Produtos Caseiros, que objetiva reduzir o desemprego contratando pessoas para atuar em uma fábrica de produtos de padaria estruturada pelo ESF e, por fim, as ações sociais, que objetivam captar recursos para instituições necessitadas e promover visitas nelas.

O AMANA objetiva captação de água da chuva a partir de um módulo; o PROCAP tem como objetivo promover cursos profissionalizantes na área de alimentos, enquanto o PROCAP 2 visa promover cursos na área de reparos domésticos. Além desses projetos, temos o Reciclamare, a Fábrica de Produtos Caseiros e a Mostra de engenharias, que já foram descritos no tópico anterior.

O AMANA visa promover a reutilização da água da chuva, promovendo economia e sustentabilidade; os PROCAP’s visam inserir pessoas no mercado de trabalho a partir da capacitação delas; o RECICLAMARE visa revitalizar uma estação de reciclagem sucateada em Viçosa, aumentando o índice de reciclagem na cidade; a MOSTRA DE ENGENHARIAS incita jovens a ingressarem na universidade e a Fábrica impacta diretamente na geração de renda de pessoas desempregadas.

Quer saber mais sobre o Núcleo Viçosa? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao.vicosa@esf-brasil.org.

Status: Núcleo Homologado.