O núcleo foi fundado em 2015 por alguns alunos da Universidade de Uberaba. Atualmente conta com mais de 40 voluntários, onde a maioria são alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A diretoria é composta por: diretoria geral, diretoria financeira, diretoria de qualidade, diretoria de comunicação, diretoria de RH e diretoria de projetos. Além da diretoria executiva possuímos alguns assessores nos departamentos de comunicação, financeira e projetos. E por fim, temos coordenadores para cadas projetos. Os projetos atuais são “alfabetização matemática”, “futuros matemáticos”, “reforme um lar” e “pallets”. O núcleo também trabalha com alguns eventos para arrecadação de fundos, como o “bazar sem fronteiras” que está se tornando tradição no núcleo.

O projeto “Reforme um lar” consiste em fazer reformas pontuais ou não, em casas de famílias carentes ou em instituições que prestam serviços para a comunidades e que não possuem condições para fazer esse tipo de serviço. Estudamos as necessidades das pessoas e do local para que o projeto atenda da melhor forma possível as pessoas. No projeto “Futuros Matemáticos” ensinamos matemática de forma lúdica com o método do ensino ao avesso para as crianças de diversas idades do Instituto Meninos e Meninas. No projeto “Alfabetização Matemática” começamos com o ensino da Matemática mas devido a necessidade das crianças, atualmente trabalhamos com matemática, português e ciências. O projeto “Pallets” é algo mais pontual, que surgiu devido a necessidade de mais bancos na área comum do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE) da UFTM. A fim de proporcionar um local mais aconchegante para os alunos e funcionários, os voluntários confeccionaram bancos com pallets e com materiais que seriam descartados .

Os projetos citados tem como principais objetivos, a melhoria na qualidade de vida da comunidade de Uberaba, em especial os que estão em situação de vulnerabilidade social. Assim como o auxílio na formação de crianças e jovens para que saibam a importância da educação e que tenham ferramentas para construir um futuro melhor. Além disso, num levantamento feito em 2018, nossos projetos impactavam direta e indiretamente por volta de 2000 pessoas em Uberaba.

Quer saber mais sobre o Núcleo Uberaba? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail uberaba@esf-brasil.org

Status: Núcleo Júnior.