O núcleo Tucuruí nasceu a partir de uma ideia do atual presidente: Abner Cipriano. Ele pesquisou sobre os Engenheiros sem Fronteiras, convidou a professora Grazielle Tigre e contatou os membros fundadores. Com as diretorias estabelecidas, o projeto de fundação foi enviado ao ESF Brasil. O tema? Projeto de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, tendo como base a Lei Federal 11.888/2008. O núcleo contou com o apoio de diversos parceiros, destacando-se a Universidade Federal do Pará, faculdade de todos os membros fundadores. A data oficial de fundação do núcleo foi 29 de outubro de 2018. O primeiro processo seletivo foi organizado no primeiro semestre de 2019. A primeira imersão do núcleo foi realizada no dia 01 de setembro de 2019, logo após a oficialização do núcleo.

1. Participação na Feicituc 2018: Feira de Ciências realizada pela faculdade de Física da UFPA para estudantes da rede pública de ensino. Os Engenheiros sem Fronteiras Núcleo Tucuruí participaram e apresentaram seu projeto de fundação.

2. 1º Workshop de Engenharia: Realizado na UFPA Campus Tucuruí, sob a coordenação do ESF Tucuruí. Contou com a presença de engenheiros inseridos no mercado de trabalho, empreendedores da região, além dos diretores da Empresa Júnior Esquadro. Houve a participação de mais de 150 estudantes de engenharia.

3. Palestra sobre a Qualidade da Água: Realizada no início de 2019, no bairro Serra Azul, em Tucuruí. Foi promovida por estudantes de Engenharia Sanitária e Ambiental e participantes do núcleo.

4. Feira do Jovem Empreendedor: Em parceria com a ONG Boi Bumbá Pingo de Ouro, o ESF Tucuruí auxiliou na Feira do Jovem Empreendedor. Esta feira foi organizada para apresentação de equipes de Jovens Aprendizes da cidade de Tucuruí. Cada equipe contou com o auxílio de 2 membros do ESF desde a execução até a apresentação do projeto, realizada em uma praça pública no centro da cidade.

5. Semana da Juventude: Em parceria com a ONG Boi Bumbá Pingo de Ouro, a Semana da Juventude começou com uma apresentação de danças, músicas e peças em uma praça no centro da cidade. Este evento foi organizado para que os jovens de Tucuruí pudessem se inscrever nas oficinas ofertadas durante a semana. Dentre elas: Fotografia, Origami, Esportes Radicais e Curta Metragem. Ao final da semana, houve uma apresentação de todos as oficinas ministradas e a entrega de um certificado de participação.

Os projetos realizados foram importantes para apresentar o ESF Tucuruí à UFPA, às Escolas Públicas, à comunidade de Tucuruí e á imprensa da região. Promoveram o crescimento e a credibilidade do núcleo, além de proporcionar parcerias importantes para o desenvolvimento de projetos futuros.

É o único núcleo vigente no estado do Pará. Concretizou uma importante parceria com o CREA/PA.

ENFRENTAMENTO DA CRISE DO CORONAVÍRUS

Em Tucuruí-PA, o núcleo está produzindo máscaras caseiras através de doação de tecidos, elásticos e arrecadação financeira para compra de materiais. As máscaras confeccionadas serão doadas para moradores em situação de rua e população em situação de risco na região.  Até o momento já foram confeccionadas 200 máscaras de tecido.

Para ajudar nas ações entre em contato com o núcleo.

Quer saber mais sobre o Núcleo Tucuruí? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao.tucurui@esf.org.br

Status: Núcleo Pleno.