O Núcleo Teresina surgiu no primeiro semestre de 2018, por iniciativa de dois engenheiros civis (Marcos Raiylson e Iury Barros). No mesmo ano, alguns acadêmicos uniram-se ao projeto e ajudaram no impulsionamento da ONG.

Tendo como projeto piloto a “Implantação de manta térmica sustentável (caixas de leite UHT) em moradia de família de baixa renda”, tornou-se núcleo oficial em Abril de 2019, conta atualmente com 50 voluntários – entre profissionais e estudantes – e possui as seguintes diretorias em funcionamento: Presidência, Comunicação, Financeiro, Projetos e Gestão de Pessoas.

A instituição trabalha com desenvolvimento de projetos técnicos e ações sociais, além de buscar possibilitar o acesso a conhecimento com capacitações oferecidas a membros e sociedade civil por meio de parcerias, fixas ou temporárias, com profissionais qualificados e aptos a ensinar. Além do projeto piloto, pode-se citar: planejamento e execução de instalações elétricas na mesma residência de baixa renda, restauração de armários e pintura de ambientes em uma casa de acolhimento infantil; minicursos solidários com arrecadação de alimentos para lar de idosos, dentre outras ações.

A ONG tem tentado melhorar sua estrutura organizacional para cumprir com projetos de grande porte com que tem se envolvido e atingir seu objetivo de se tornar uma referência na região, mostrando o impacto positivo e o poder de transformação da engenharia, não só em âmbito técnico, mas também social, sendo capaz de ajudar aqueles que precisam e não possuem conhecimento ou renda para gerar esses bens e/ou serviços.

ENFRENTAMENTO À CRISE DO CORONAVÍRUS

Se baseando no projeto da Instituição Pimp my Carroça, que dispõe em locais abertos/públicos da cidade duas garrafas (uma com água e outra com detergente) para a higienização das mãos de pessoas em situação de rua.

Quer saber mais sobre o Núcleo Teresina? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao.teresina@esf.org.br

Status: Núcleo Pleno.