No dia 5 de fevereiro de 2019, ainda sem caras ou nomes, uma nova ideia começava a crescer. Celulares vibraram: novo e-mail da coordenação de curso da Engenharia de Produção da UFSCar campus Sorocaba. Muitos sequer olharam, mas o mundo é mudado pelos atentos e curiosos! Os que agiram desta maneira naquele instante, se depararam com um novo desafio, que em conjunto, com a vontade de mudar o mundo, viria a se tornar o núcleo Sorocaba. Nos tempos da tecnologia, alguns segundos e algumas mensagens em aplicativos podem fazer surgir algo grandioso! E foi assim, trocando mensagens e conversando com pessoas de um pequeno grupo de alunos das engenharias da UFSCar campus Sorocaba, resolveu-se aceitar a oportunidade enviada pela coordenadora de expansão da ONG Engenheiros Sem Fronteiras e encaminhada pela coordenação da graduação aos alunos: a oportunidade de ser um núcleo da rede nacional e promover o desenvolvimento humano através da engenharia. Porém tudo era muito novo: como fazer um projeto social? Quem impactar? Como impactar? A resposta de tudo foi saber que JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! Com muitas ideias, muita comunicação externa e muita vontade de ser mudança, tudo se resolveu ! Em 16/05/2019 foi o dia marcado para iniciar nossa trajetória juntos. Ainda não éramos um núcleo oficial mas já éramos sem fronteiras! Relatórios e pré projetos entregues. Ansiedade. Vontade. Já éramos mudança. Em 16/06/2019 a feliz notícia! Projeto aprovado! Nascia oficialmente o núcleo Sorocaba. Fruto da união, do inconformismo, da vontade ser e fazer mudança em nós, nas pessoas e no mundo! Hoje, temos nome, temos caras! Hoje somos gente que quer cuidar de gente! Hoje somos o núcleo Sorocaba, em experiência. Mas parando pra pensar, nós sempre fomos engenheiros sem fronteiras e sem barreiras. Juntos sempre fomos mais fortes!

Projeto Aproximando Horizontes – O projeto tem como finalidade despertar o interesse dos adolescentes na ciência e na continuidade de sua vida escolar, além de ser fonte de informação para a população, aproximando a engenharia e o ensino superior da sociedade por meio de aulas interativas que ocorrem na Escola Estadual Profa Julia Rios Athayde. Ainda, traz a oportunidade de ajudar na horta da escola que é mantida através de voluntariado, tendo como objetivo auxiliar a escola a conservar seus elos sustentáveis. Parceria com Projeto Alegria – o ESF Sorocaba em parceria com o Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi (Projeto Alegria) promove um plano de marketing das redes do projeto para incentivo à doações e para que cada vez mais gente saiba sobre a sua existência. Procurando fornecer autonomia ao projeto, para que criemos soluções reais e não paliativas, iniciamos nosso ciclo de treinamento de marketing digital com os adolescentes e pré adolescentes presentes. No escopo, estão aulas de edição de vídeos e fotos para que os próprios participantes possam alimentar as páginas com sua própria visão e criatividade! Isso além de fornecer a elas um novo olhar sobre o mundo digital, que cada vez mais vem abrindo oportunidades de dar voz à quem precisa dela. Parceria com Projeto Civil Em Ação – o ESF Sorocaba em parceria com o Projeto Civil em Ação tem como finalidade construir e reformar casas para famílias em situação de vulnerabilidade, a partir da mão de obra voluntária. O grupo se reúne semanalmente e conta com doações de materiais utilizados nas reformas. A parceria com A ESF Sorocaba promove oportunidades para o crescimento do projeto tanto em número de voluntários como em expansão da sua área de impacto.

A educação infantil possui um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e na construção da cidadania. Assim, a atuação da ESF Sorocaba, tanto na EE Profa Julia Rios Athayde quanto no Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi, influencia não apenas os alvos diretos do projeto, mas também o bairro em que o projeto se localiza e a cidade como um todo. Atualmente, por esses dois projetos, já foram impactadas mais de 400 crianças a partir de aulas e atividades em diversas áreas de ensino. Moradia é algo fundamental. No Brasil, muitas pessoas ainda vivem em lares insalubres ou em situação de rua. Em relação a Parceria com o Projeto Civil em Ação, foi construída uma casa e outra já está em reforma, ambas estavam em condições muito precárias.

Quer saber mais sobre o Núcleo Sorocaba? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao.sorocaba@esf-brasil.org

Status: Núcleo Júnior.