A OSC Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo São Paulo foi fundada em 2015 por jovens que acreditavam na promoção do desenvolvimento humano e sustentável através da engenharia. Surgiu dentro da Faculdade de Engenharia da Universidade de São Paulo (POLI-USP) por um grupo de alunos que conheceram a organização em outros países. A união da vontade de mudança com a expertise técnica do grupo resultou no amadurecimento. Hoje, atua de forma independente mantendo uma parceria com a instituição através do Programa Poli Cidadã. Atualmente contam com 12 membros-efetivos e 26 membros-colaboradores, das mais diversas formações e experiências. Um time composto por estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais formados permite a consolidação de equipes multidisciplinares e uma rica troca de saberes.

As iniciativas que realizam no Núcleo São Paulo vão além de projetos e obras da engenharia convencional, desenvolvendo atividades educacionais com alunos de escolas públicas, dialogando com comunidades para a promoção do direito à cidade e sempre atentos às novas possibilidades que possam aparecer.

Sua atuação está consolidada em 2 programas:

1. Escola Sustentável: atuação em escolas públicas do município e da região metropolitana, levando aos alunos a sustentabilidade ambiental através da aproximação com a natureza, educação livre e autônoma, alimentação saudável, cuidado com o meio ambiente, aplicando a pedagogia participativa e ativa nos alunos e seus familiares;

2. Projetando Sonhos: realização de projetos de arquitetura e engenharia para instituições e/ou pessoas em situação de vulnerabilidade, atuando conjuntamente com os envolvidos na busca das melhores soluções, visando a qualidade de vida, promovendo a salubridade e a segurança de espaços e o equilíbrio dos resultados com o meio urbano e social.

Ao longo da nossa história, o grupo vem realizando trabalho voluntário para a transformação social através de projetos técnicos, acadêmicos e educacionais, tendo atingido até hoje mais de 1.000 pessoas nas diversas regiões da cidade de São Paulo.

ENFRENTAMENTO DA CRISE DO CORONAVÍRUS

Promoveram e concluíram com sucesso uma campanha de arrecadação para a Ocupação Conselheiro Nébias, a qual já realizavam projetos anteriormente. Os valores (2 mil reais) serão revertidos em produtos de higiene e cestas básicas para 205 pessoas em situação de vulnerabilidade.

Também arrecadaram 892,8 Kg de alimentos e bebidas, além de mais de R$ 500,00 em produtos de limpeza (75 L detergente, 75 L água sanitária, papel toalha, entre outros).

Para ajudar nas ações entre em contato com o núcleo.

Quer saber mais sobre o Núcleo São Paulo? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail diretoria@esfsaopaulo.org

Status: Núcleo Sênior.