O Engenheiros Sem Fronteiras é uma Organização existente em vários países, e desde 2013 São João del-Rei conta com um núcleo, formado por estudantes da UFSJ, que realiza projetos das mais diversas áreas, como educação, abastecimento de água, saneamento, estruturas, energia, agricultura, sistemas de informação, gestão da qualidade, etc. O núcleo conta com apoio de empresas, governo e comunidade para se tornarem apoiadores para podermos todos juntos construir um mundo melhor.

Projetos:

Manta Térmica de Tetra Pak: O Tetra Pak é um material diariamente usado e descartado nas residências, e apresenta boas propriedades isolantes. A dificuldade de reciclar o material faz com que seja conveniente a reutilização das embalagens na forma de mantas térmicas de baixo custo, contribuindo no conforto térmico de vários ambientes.

Luz Sem Fronteiras: A iluminação pública é, nos dias de hoje, algo essencial à qualidade de vida humana, seja na mobilidade ou na segurança dos cidadãos. Esse projeto visa trazer luz às áreas mais desfavorecidas, aplicando os conhecimentos das mais variadas áreas na construção de um poste alimentado por energia solar. Além da iluminação, o projeto apresenta a possibilidade de interação direta com a comunidade sanjoanense, envolvendo-a nas atividades e nos resultados do trabalho de forma direta e eficiente.

Resgatando o Calor Humano: Uma aplicação das mantas térmicas de Tetra Pak é na forma de cobertores que permitem a menor perda de calor em ambientes frios, contribuindo para o conforto térmico do usuário. A iniciativa visa contribuir para que moradores de rua consigam enfrentar as baixas temperaturas das madrugadas, presentes o ano todo na maioria das regiões do Brasil. Além disso, é uma alternativa ao descarte do material Tetra Pak.

Captação de Águas Cinzas: Água Cinza é a denominação da água resultante do uso doméstico nas máquinas de lavar, tanques e lavatórios, não incluindo vasos sanitários ou a pia da cozinha. O armazenamento dessa água visa otimizar o uso de recursos potáveis de forma responsável e reutilizá-la para outras aplicações domésticas.

Estabilizador: O Estabilizador é uma estrutura projetada para auxiliar crianças portadoras de debilidade motora nos membros inferiores na recuperação da habilidade de se manter de pé. Com peças adaptáveis ao longo do crescimento, permite estimular a circulação sanguínea nas pernas, sendo uma terapia natural, ergonômica e de custo acessível.

Os principais impactos se encontram no eixo de Sustentabilidade, Infraestrutura e Assistência Básica.

ENFRENTAMENTO DA CRISE DO CORONAVÍRUS

O núcleo está utilizando de suas redes sociais para engajar causas da região e passar informações sobre a prevenção da COVID-19 para a população. Acompanhe em seu perfil!

Quer saber mais sobre o Núcleo São João del-Rei? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail saojoaodelrei@esf-brasil.org

Status: Núcleo Pleno.