O Núcleo Santa Maria foi fundado em 2016 após um dos fundadores conhecer a organização Engineers without borders em um intercâmbio, e se baseia em cinco valores: Ventura, Mão-na-massa, Pertencimento, Corresponsabilidade e Celebração. O núcleo está vinculado a Universidade Federal de Santa Maria, tendo suas atividades validadas como projeto de extensão.

A organização conta com quatro departamentos: Comunicação, Gestão de Pessoas, Projetos e Financeiro.

Atualmente, o núcleo possui quatro projetos de atuação permanente, além de um mais efêmero. São eles: ARCE, Educa, Ações, LIS e Arrecadação, respectivamente.

– ARCE (Alternativas de Redução de Consumo Energético): O projeto visa estudar formas sustentáveis de iluminação para as comunidades e ensinar sobre conscientização energética em escolas locais.

– Educa: Promove aulas de reforço escolar, baseadas em conteúdos sugeridos pelas crianças. O projeto está implementado na Estação dos Ventos, organização localizada no Bairro KM 3.

– Ações: Tem caráter mais cíclico. Organiza mutirões, arrecadações pontuais, capacitações e auxilia as comunidades de formas diversas, de acordo com as demandas de cada uma.

– LIS: O Laboratório de Inovação Social localiza-se no campus da UFSM, em Santa Maria, e é a sede do núcleo. O projeto viabiliza práticas sustentáveis, como a agrofloresta e a implementação de projetos piloto da ONG.

– Arrecadação: Busca arrecadar recursos financeiros para a compra de cestas básicas, materiais de higiene e ração para animais, que são distribuídas para as comunidades beneficiadas pelo núcleo em Santa Maria.

Quer saber mais sobre o Núcleo Santa Maria? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail santamaria@esf.org.br

Status: Núcleo Sênior.