O núcleo surgiu quando 3 dos 6 fundadores fizeram intercâmbio pela universidade para os EUA e Inglaterra. Cada um foi para uma cidade diferente, e em cada uma dessas cidades possuía um EsF. Após se envolverem com os núcleos, assim que voltaram, decidiram abrir o núcleo Santa Maria juntamente com outros fundadores, com nossa primeira sede sendo um salão de festa de um prédio residencial. Hoje, 3 anos depois, alcançamos a marca de 143 membros. Nossa organização interna é de 4 departamentos (Gestão de Pessoas, Comunicação, Financeiro e Projeto). Tentamos todo mês fazer um mutirão onde juntamos os membros e amigos para fazer alguma ação que ajude algum projeto ou em alguma comunidade.

Atualmente estamos com 6 projetos de longa duração. Inicialmente nosso mais antigo, que é o ARCE, que nesses 2 anos e meio de duração ocorreu algumas adaptações no caminho, mas atualmente está desenvolvendo postes de luz sustentáveis, sendo feito de materiais sustentáveis e que funcione por energia solar. Ainda está sendo desenvolvido o protótipo dele. E em paralelo ao poste, o projeto está em pesquisa para a construção de biodigestores residenciais para dar um fim adequado aos resíduos orgânicos e trazer algum beneficio para quem usar. Outro projeto é a CAPTAÇÃO que está desenvolvendo sistemas de captação de água da chuva para uso doméstico, como irrigação ou lavagem. Já teve 2 sistemas instalados e em utilização, e já está com data de uma terceira aplicação numa comunidade vulnerável aqui de Santa Maria. Nosso projeto de educação, o EDUCA, está dando aulas de reforços para crianças e adolescentes de comunidades e também dando aulas que possam usar fora da sala de aula, úteis para diferentes âmbitos das suas vidas, incentivando o poder de escolher o que querem pro futuro. Nosso projeto com maior visibilidade o LsF (Lares sem Frestas), já revestiu diversas casa com caixas tetrapak, dando conforto térmico e físico para diversas famílias. Durante esse ano deram uma parada em suas aplicações para pesquisar um novo método de aplicação, sendo um mais adequado para o clima da cidade, que possui altas trocas de temperaturas durante o dia e o ano.

Temos também nosso evento anual, que transformamos num projeto, pelo seu trabalho em realizar, ele se chama AMPLA. Um evento que trás as pessoas a pensarem sobre seu interior e suas vidas, pensar no coletivo, na vida das pessoas a sua volta e mostrar que elas podem fazer o bem no dia a dia. O evento termina com uma ação que mostra as pessoas sobre a “mão na massa”, para elas sentirem como é bom ajudar. E nosso sexto projeto, mas o mais amado pelos membros a LIS (Laboratório de Inovação Social), também chamado de casinha, que é nossa sede, ontem construímos os protótipos dos projetos, além de ser um espaço para as pessoas e os membros utilizarem, ser uma ilha de paz no meio da universidade e da cidade, ser um espaço acolhedor, na LIS ocorrem outros subprojetos como um sistema agroflorestal, vermicomposteiras, biblioteca, espaço para fogueira e outros. Além de ser um espaço onde fazemos reuniões e eventos internos da ONG.

Quer saber mais sobre o Núcleo Santa Maria? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail santamaria@esf-brasil.org.

Status: Núcleo Homologado.