O núcleo foi fundado no fim de 2016 por 5 estudantes de engenharia, e um professor que hoje é nosso membro honorário do conselho consultivo. Organizacionalmente o núcleo é dividido em 4 diretorias (Recursos Humanos, financeiro, projetos e comunicação) dentro da diretoria geral. Dentro da diretoria de projetos temos 7 times de desenvolvimento de projetos e captação de recurso, Esses times trabalham entre si e individualmente, 1 time para cada Engenharia ( Civil, Mecânica, Química, Elétrica, Produção, Sanitária e ambiental, e interdisciplinar que engobam outras engenharias e profissões). Trabalhamos em todas as diretorias e times com gestão ágil e Liderança baseada em SCRUM, também estamos implementando a cultura da holocracia, mantendo no entanto a estrutura organizacional, nosso principal sistema de informação é o trello e com ele conseguimos implementar um ambiente virtual sem a necessidade de custos ou de know-how em programação de websites.

Nossos projetos funcionam com base nos pilares do ESF-brasil. Os mais importantes são: o Ensinar sem fronteiras, acreditamos que é de pequeno que e começa, pois é onde somos mais suscetíveis ao aprendizado e internalizamos ele com maior força, dessa forma o ensinar sem fronteiras leva educação ambiental para escolas publicas de Salvador para crianças de 5 a 14 anos, além da construção de Jardim ou horta para que a comunidade da escola cuide. O engenharia nas escolas, onde levamos o dia-dia dos engenheiros para escolas publicas do Estado para jovens do 1º,2º e 3º do ensino médio, a ideia é desmistificar a engenharia, mostrar o papel transformador dessa profissão; Ajudar sem Fronteiras, nesse projeto buscamos soluções com base na engenharia para melhorar e ajudar as operações de cooperativas e outras ONG’s que tenham um impacto positivo na sociedade.

Cada projeto tem seu impacto na comunidade local e na capital baiana. O ensinar sem fronteiras que leva educação ambiental transforma realidades a longo prazo, mas já notamos impacto no relato de pais e professores, o engenharia nas escolas não só mostra o poder da engenharia, mas muda a vida de centenas de alunos que estavam desmotivados e pensando em deixar os estudos, na nossa primeira edição já conseguimos resgatar alguns desses alunos que deixariam de estudar por não ver a possibilidade de futuro. E o ajudar sem fronteiras que com as otimização que fizemos está levando lucro para comunidade carente que outrora pagavam para trabalhar.

O núcleo já é pleno há algum tempo, passamos por diversas dificuldades, funcionamos em uma universidade particular e todas as vezes que há mudança nas relações de poder o nosso acordo também é mudado. Conseguimos resolver esse problema e agora estamos nos estruturando para pedir a homologação em março do ano que vem e posteriormente abrir o CNPJ do núcleo.

Quer saber mais sobre o Núcleo Salvador? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail salvador@esf-brasil.org

Status: Núcleo Pleno.