O Núcleo dos Engenheiros Sem Fronteiras em Rio Paranaíba surgiu da iniciativa de seis alunos e de uma professora da UFV, todos do curso de Engenharia Civil, que acreditaram na possibilidade de trazer a ONG para a cidade. Com o trabalho e dedicação de todos estes seis membros foi possível arrecadar fundos, através da venda de lanches na faculdade, para arcar com as despesas de fundação da ONG. O Núcleo nasceu no dia 18 de agosto de 2015. A ONG procura desenvolver e aplicar projetos que irão contribuir na solução de carências encontradas em Rio Paranaíba, visando uma melhor qualidade de vida para os residentes, com o apoio das ferramentas da engenharia. Atualmente são 24 membros, todos graduandos na Universidade Federal de Viçosa, contando com membros dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Agronomia, Ciências Contábeis e Ciências Biológicas, todos buscando a interdisciplinaridade das ações e projetos.

Atualmente, a Organização busca em seus projetos a prática da sustentabilidade. Projetos como o Aproveitamento de Água da Chuva e o Reúso de Água Cinza, Composteiras Domésticas e Horas Verticais, Aquecedor Solar de Baixo Custo e Tintas de Terra fazem parte das principais atuações do núcleo.

Semana Sem Fronteiras: Este evento, que ocorre na Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba (UFV/CRP), consiste em uma semana com palestras sobre cada técnica de sustentabilidade abordada no projeto. Projeto na APAE de Rio Paranaíba: Os voluntários do ESF-RP, durante todo o primeiro semestre de 2019, desenvolveram palestras e minicursos adaptados, com o objetivo de abordar, de forma lúdica, as técnicas de sustentabilidade para jovens e adolescentes assistidos pela Instituição de Assistência Social. Foram propostas atividades em que foram apresentadas a compostagem e hortas verticais, as tintas feitas com terra e o aproveitamento de água da chuva e reúso de águas cinza. Ainda na APAE, após as atividades de educação ambiental, foi iniciado o projeto de revitalização da fachada externa da Instituição, utilizando a pintura feita com tintas à base de solo. Até então, os voluntários do ESF-RP já fizeram a limpeza das paredes, retirando a pintura antiga, que já estava deteriorada, e lixando a mesma.

Quer saber mais sobre o Núcleo Rio Paranaíba? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail rioparanaiba.comunicacao@esf-brasil.org

Status: Núcleo Pleno.