O Núcleo do Rio de Janeiro, ou ESF- Núcleo Rio, foi fundado em 2014 e tem como objetivo o desenvolvimento de projetos junto às comunidades em situação de vulnerabilidade social de nosso município e/ou de municípios vizinhos, buscando qualidade de vida para a população, incentivo à formação de futuros engenheiros, educação ambiental, a conservação, preservação e recuperação do meio ambiente e aumento das áreas verdes das cidades, além de trazer o conhecimento prático para os alunos envolvidos, unindo sempre a excelência do ensino, a pesquisa e extensão universitária, a ética e o respeito ao próximo. Atualmente, o núcleo possui 6 (seis) Diretorias: Geral, Comunicação e Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica e Processos, Projetos e Finanças. A Diretoria de Projetos subdivide-se em Linhas de Projetos: Saneamento Já, Energia Solar, Engenharia Comunitária, Computação, Mobilidade Urbana e Reformas Sem Fronteiras. O portfólio de projetos do núcleo conta com aproximadamente 12 projetos concluídos, 11 em andamento e diversas ações / atividades que contemplam limpeza de pontos turísticos da cidade, bazar beneficente, dentre outras atividades.

Atualmente, um dos projetos mais importante é a Educação Sustentável, que busca oferecer a oportunidade para que jovens que estejam em risco social tenham um contato mais próximo com sistemas sustentáveis de engenharia, os transformando em um laboratório prático para oferecimento de aulas educacionais e profissionalizantes. Outro projeto que se destaca é o Abrigo Sustentável, que prevê a instalação de sistemas sustentáveis composto de energia fotovoltaica e aproveitamento de águas pluviais em abrigo de crianças, tendo como objetivo a redução nos valores das contas de energia elétrica e água, além dos benefícios ambientais. Esses dois projetos já foram realizados em 2 locais, totalizando 151 pessoas impactadas diretamente e 235 indiretamente.

Contam com o apoio dos demais núcleos do estado do Rio de Janeiro (Nova Iguaçu, Niterói e Duque de Caxias)o que tem sido enriquecedor para o sentimento de pertencimento da rede.

ENFRENTAMENTO DA CRISE DO CORONAVÍRUS

O núcleo está promovendo projeto para a produção e distribuição de gel antisséptico para comunidades carentes. Já possuem parceiros para a produção, mas ainda precisam arrecadar as matérias primas. A campanha está no catarse para uma vaquinha online. Até o momento, já arrecadaram R$ 6.002,33 para recursos na produção de álcool, revertidos em 430 frascos distribuídos para famílias, e com a estimativa de produzir mais 260 frascos, totalizando 350 L de álcool doados.

 Para ajudar nas ações entre em contato com o núcleo.

Quer saber mais sobre o Núcleo Rio de Janeiro? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao@esf-rio.org

Status: Núcleo Sênior.