Por meio da união de alunos, que desejavam unir a aplicação de conhecimentos adquiridos durante a sua graduação no curso de engenharia de produção e também dar suporte às necessidades da sociedade ao redor, surgiu o interesse em instituir a associação filantrópica Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Rio das Ostras. Assim, em 2015 é fundado o ESF-RO com o objetivo de realizar projetos e ações que viessem a impactar positivamente as comunidades carentes locais. Contamos com um corpo de diretores, assessores e mentores para ajudar na estruturação e manutenção dos trabalhos da entidade. Nosso foco de projetos está em melhorias na cidade de Rio das Ostras, principalmente no que tange ao social e a parte de estruturação em área de educação e sustentabilidade.

Alguns dos nossos projetos:
CIÊNCIA NAS ESCOLAS: Foi realizada uma sequência de Feiras de Ciências nas escolas municipais de Rio das Ostras, apresentando aos jovens e crianças a ciência e a física de maneira prática e lúdica com a finalidade de aproximá-los ainda mais da educação. O impacto gerado por essa sequência de Feiras de Ciências foi a aproximação dos jovens da física e da ciência.
PROJETO FRUTIFICAR: Foram realizadas entrevistas para cada grupo de pessoa com deficiência seguindo o mapa da empatia, onde o intuito foi conhecer mais sobre os entrevistados, seus sentimentos e dificuldades, como o preconceito sofrido e a acessibilidade na cidade de Rio das Ostras. A partir da análise das entrevistas, foi elaborado um documento contendo as informações apanhadas, onde será apresentado ao conselho, para que assim o mesmo possa propor à prefeitura políticas públicas que atendam de fato às necessidades dessas pessoas. Após a entrega do documento contendo a análise das entrevistas, o COMDEF terá fatos e dados para solicitar a implementação de políticas públicas na cidade que atendam aos deficientes.

PROJETO SEMEAR: O projeto Semear visou oferecer um melhor ambiente de estudo para os alunos da E. M. Padre José Dilson Dorea, onde no futuro poderão ser protagonistas do processo de concepção e implementação de novas soluções sustentáveis. Para isso, revitalizamos e tornamos úteis ambientes antes inutilizados, através da criação de hortas e de uma área de convivência na escola. Ao final do projeto Semear, os alunos puderam usufruir de uma área de convivência e lazer, além de um espaço de plantação, objetivando a aproximação desses jovens aos conceitos e práticas sustentáveis.
PROJETO ECO: O Projeto ECO foi uma parceria com o Centro Educacional Costazul, que visou levar para os alunos atitudes e ideias ecológicas. O projeto consistiu na implementação da metodologia 5S no colégio. Para isso, os voluntários realizaram treinamentos aos funcionários e gestores, com o intuito de ensinar sobre os principais conceitos da metodologia. Em todas as salas foram implementadas a metodologia 5S, o que possibilitou a transformação das mesmas em espaços organizados, limpos e funcionais para os alunos e professores. s.

Quer saber mais sobre o Núcleo Rio das Ostras? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail riodasostras@esf-brasil.org.

Status: Núcleo Homologado.