Núcleo Rio Branco

Mesmo em um mundo globalizado e tecnológico, o acesso aos serviços de engenharia, ainda que diante de legislações como o da engenharia e arquitetura pública, não é universal. O fator financeiro é o principal contribuinte para a heterogeneidade do acesso das pessoas aos serviços com qualidade e segurança.

Percebendo esta realidade e entendendo que existe a necessidade de promover o acesso homogêneo aos serviços de engenharia, uniu-se um grupo de estudantes de Engenharia Civil de instituições de ensino superior público e privado da cidade de Rio Branco (AC), sob a orientação da Engenheira Sanitarista e Professora da Universidade Federal do Acre: Heloísa Pimpão Chaves, com o objetivo de fundar um núcleo do Engenheiros Sem Fronteiras na cidade de Rio Branco/AC. Assim, o Engenheiros sem Fronteiras – Núcleo Rio Branco começou sua fase de experiência em agosto de 2019.

Visto que os pilares deste são a engenharia, a educação, o voluntariado e a sustentabilidade, bem como a estrutura organizacional dos núcleos, os acadêmicos enxergaram a oportunidade de transformar a realidade da sociedade acreana por meio da engenharia social e assim proporcionar qualidade de vida, empoderamento econômico e social, e ainda, engajar outras pessoas para que juntos possam ser a mudança necessária para a construção de um futuro melhor. A organização interna é feita por meio da contribuição das diretorias, que possuem papéis distintos e necessários para o pleno funcionamento do núcleo.

O projeto “Escola Engenhosa” traz como proposta a intervenção em escolas da rede pública de ensino do Acre, visando a captação, armazenamento e utilização das águas residuais dos condicionadores de ar, prevendo a instalação de um reservatório que receba a água coletada a fim de que esta possa ser utilizada na limpeza da escola e uso geral bem como para irrigação.

A destinação alternativa dessas águas residuais soluciona um problema existente: o acúmulo de lodo nas calçadas que circundam as instalações prediais da escola e que tem gerado incidentes e transtorno tanto com os estudantes quanto com os funcionários, e ainda, degrada a edificação.

Aliada a tal prática, buscar a conscientização dos estudantes para com os recursos naturais e sua preservação por meio de palestras, atividades lúdicas e ações na execução do projeto contribui para consolidar os princípios do desenvolvimento humano e sustentável através da engenharia.

Tal projeto de se encontra em desenvolvimento para a etapa de experiência do Núcleo Rio Branco.

Quer saber mais sobre o Núcleo Rio Branco? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao.riobranco@esf.org.br

Status: Núcleo Júnior.