Inspirados por uma palestra realizada pelo ESF – Núcleo São Leopoldo no ano de 2016, alguns estudantes se reuniram com o objetivo de realizar a criação do Núcleo Porto Alegre. Os projetos do Núcleo são divididos em quatro eixos: Educacional, Gestão e Empreendedorismo, Sustentabilidade, Infraestrutura e Assistência Básica. O primeiro projeto foi executado em parceria com o CEJAK, onde os membros ministraram aulas de inglês e matemática para crianças e adolescentes. A parceria rendeu diversos frutos e ainda hoje continua em execução. No ano de 2019, através da parceria com a comunidade indígena Aldeia Ka’aguy Porã e o coletivo Mova-c, o Núcleo realizou um projeto de energia renovável denominado Kuarahy. Foram instaladas placas solares na escola autônoma da comunidade indígena. No mesmo ano, o Núcleo aderiu ao projeto Morar Bem, que tem como objetivo revestir casas de madeira com caixas tetrapak (como leite e suco), evitando a entrada de vento e umidade nas frestas trazendo conforto térmico às moradias.

Além dos projetos o Núcleo também realiza diversas ações pontuais, como: dia das crianças, páscoa, natal, entre outras. Dentre diversas ações destacamos o Dia Internacional da Juventude. Nessa oportunidade, o Núcleo impactou as comunidades do Morro da Cruz e da Vila Planetário revitalizando 4 ambientes (2 praças, 1 escola e 1 associação de moradores). Além disso, realizaram diferentes oficinas, como oficina de reutilização do óleo de cozinha, de criação de brinquedos e a implementação de uma horta vertical.O Núcleo Porto Alegre está sempre contente em receber novas pessoas e colaboradores, por isso criaram um grupo no WhatsApp para divulgação de notícias do Núcleo e diversas ações. É o primeiro caminho para você conhecer de perto e fazer parte da mudança em Porto Alegre. Para participar, basta clicar aqui.

ENFRENTAMENTO DA CRISE DO CORONAVÍRUS

Arrecadaram 315 Kg de alimentos para doação. Além disso, o núcleo está utilizando de suas redes sociais para engajar causas da região e passar informações sobre a prevenção da COVID-19 para a população. Acompanhe em seu perfil! Para ajudar nas ações entre em contato com o núcleo.

Quer saber mais sobre o Núcleo Porto Alegre? Acesse suas redes sociais e site https://poa.esf.org.br/ ou entre em contato através do e-mail portoalegre@esf.org.br

Status: Núcleo Pleno.