Inspirados por uma palestra realizada pelo ESF – Núcleo São Leopoldo em 2016, alguns estudantes se reuniram com o objetivo de realizar a criação do núcleo Porto Alegre. Nessa oportunidade, em torno de 10 membros se organizaram e realizaram toda a estruturação e planejamento necessários. O processo foi finalizado em dezembro de 2016 quando o núcleo foi, então, oficialmente inaugurado. Nesse tempo, muita coisa mudou. Atualmente contamos com um total de 45 membros ativos e estamos divididos em 4 setores: Projetos, Gestão de Pessoas, Jurídico/Financeiro e Comunicação/Marketing.

Possuímos diversos projetos em andamento, impactando diretamente a vida de comunidades em Porto Alegre. Os projetos são divididos de acordo com a sua temática: Educação, Sustentabilidade, Infraestrutura, Assistência Básica, Tecnologias Renováveis e Uso Racional de Recursos. Ainda em 2016, o primeiro projeto foi executado em parceria com o Centro Cultural James Kulisz, onde os membros ministraram aulas de inglês para crianças e adolescentes. A parceria rendeu diversos frutos e ainda hoje continua em execução. Um projeto que vêm ganhando bastante importância nos últimos meses é o Lares Sem Frestas. Reutilizamos caixas de leite para revestir internamente moradias de famílias em situação de vulnerabilidade social, atuando por seu conforto térmico, pelo controle de umidade e pela saúde dessas famílias.

Tais fatores são extremamente importantes em uma região que passa por longos períodos de frio durante o inverno, mas onde chega a quase 40ºC durante o verão. Também realizamos diversas ações pontuais, como, por exemplo, o Dia Internacional da Juventude. Realizado nas comunidades do Morro da Cruz e da Vila Planetário, contamos com a ajuda de 20 voluntários e 20 crianças para revitalização de 4 ambientes (2 praças, 1 escola e 1 associação de moradores). Nessa oportunidade também foram realizadas diferentes oficinas, como oficina de reutilização do óleo de cozinha, de criação de brinquedos e a implementação de uma horta vertical. Uma contribuição importante do ESF para a comunidade de Porto Alegre foi feita através da parceria com a comunidade indígena Cantagalo Mbya Guarani. Diferentes projetos decorreram desta parceria, entre eles o planejamento de um banheiro ecológico, o auxílio na construção de uma escola e o auxílio na etapa de regularização junto ao corpo de bombeiros de um edifício a ser utilizado como escola fundamental, realizando o seu plano de prevenção e proteção contra incêndio. Também participamos da Semana do Lixo Zero, um evento que tem como objetivo divulgar práticas e ações de redução dos resíduos.

Seu objetivo é apresentar desde técnicas mais simples às mais modernas em termos de sustentabilidade para a população. Ao todo, ficamos responsáveis por 13 ações em Porto Alegre, entre eles oficinas, fóruns e revitalização de ambientes. Estes fizeram parte de um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.

Para captação de voluntários: Sempre que divulgamos um evento, palestra ou ação, o fazemos através do grupo Mural ESF na ferramenta WhatsApp. Todas as ações, oportunidades de voluntariados e notícias sobre a ONG são postadas no grupo. É a porta de entrada para conhecer mais a respeito dos ESF – Núcleo Porto Alegre. Para participar, basta clicar aqui.

Quer saber mais sobre o Núcleo Porto Alegre? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail felipe-affonso@hotmail.com

Status: Núcleo Sênior.