Inspirados por uma palestra realizada pelo ESF – Núcleo São Leopoldo em 2016, alguns estudantes se reuniram com o objetivo de realizar a criação do Núcleo Porto Alegre. Desde então, o núcleo cresceu e se desenvolveu, contando com mais de 40 voluntários na gestão e concluindo 25 projetos que impactaram mais de 2500 vidas.

O primeiro projeto foi executado em parceria com o CEJAK, onde os membros ministraram aulas de inglês e matemática para crianças e adolescentes. Em 2019, o Núcleo realizou um projeto de energia renovável onde foram instaladas placas solares na escola autônoma da comunidade indígena Aldeia Ka’aguy Porã. No mesmo ano, iniciou o projeto Amenizar, que organizava mutirões para revestir casas de madeira com caixas tetrapak, aumentando o conforto térmico das moradias.

Em 2020, enquanto a maior parte dos projetos foi suspensa, o núcleo se destacou nas ações em combate à pandemia, como o projeto Uma Mão Lava Outra, que instalou pias comunitárias para lavar as mãos, e o projeto Morar Sem Banheiro Não Dá!, que reformou banheiros de famílias em situação de vulnerabilidade, além de campanhas de arrecadação de cestas básicas.

Além dos projetos o Núcleo também organiza ações pontuais, como dia das crianças, Páscoa e Natal, além de participar de eventos como o Dia Internacional da Juventude e a Semana do Lixo Zero.

O Núcleo Porto Alegre está sempre contente em receber novas pessoas e colaboradores, por isso criaram um grupo no WhatsApp para divulgação de notícias do Núcleo e diversas ações! Você pode acessá-lo pelo link (https://chat.whatsapp.com/Dubnxz5HuNEKYIerR1JOSM).

Quer saber mais sobre o Núcleo Porto Alegre? Acesse suas redes sociais e site https://poa.esf.org.br/ ou entre em contato através do e-mail portoalegre@esf.org.br

Status: Núcleo Pleno.