O Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Piracicaba iniciou suas atividades em maio de 2019, a partir da iniciativa de um grupo de pessoas que viam no voluntariado uma oportunidade de transformação social.

Internamente o grupo se organizou em cinco diretorias: Geral, Projetos, Jurídica Financeira, Comunicação e Gestão de pessoas, sendo que dentro de cada diretoria os membros são divididos entre Diretor e Assessores.

O primeiro projeto da Organização, chamado de Albergue + Sustentável, teve como objetivo a conscientização e redução do uso de água potável no Albergue Noturno de Piracicaba. Para isso, o consumo de água foi acompanhado, gerando uma planilha na qual os colaboradores puderam verificar quais atividades estavam causando gastos excessivos e poderiam ser reduzidas. Após esse processo, uma cisterna para captação de água da chuva foi dimensionada e instalada a fim de reduzir ainda mais esses gastos. Por fim, os membros montaram uma horta com diversos temperos para serem usados na cozinha da instituição, que alimenta várias pessoas diariamente.

Outra ação que gerou bons resultados devido a adesão da comunidade local foi a produção de glitter biodegradável para ser vendido durante o Carnaval. Esta ação visou a conscientização da sociedade acerca dos males causados pelo microplástico em todo um ecossistema.

Além de projetos, o núcleo também busca fazer parcerias com outras associações, movimentos e empresas da cidade para que todos possam se auxiliar e desenvolver em conjunto.

Tudo isso é feito a fim de cumprir a missão primordial do ESF: “Promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da engenharia”.

ENFRENTAMENTO DA CRISE DO CORONAVÍRUS

O núcleo Piracicaba já arrecadou 52 máscaras para a prevenção da COVID-19.

 Para ajudar nas ações entre em contato com o núcleo.

Quer saber mais sobre o Núcleo Piracicaba? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao.piracicaba@esf.org.br

Status: Núcleo Pleno.