O Engenheiros Sem Fronteiras Piracicaba iniciou suas atividades em maio de 2019, a partir da iniciativa de um grupo da comunidade local. A ONG trabalha atualmente com cinco diretorias: geral, projetos, finanças, comunicação e gestão de pessoas. Dentro de cada diretoria, os membros são divididos entre o diretor da área e seus assessores.

O primeiro projeto da ONG, Albergue + Sustentável, teve como objetivo a conscientização e redução do uso de água potável no Albergue Noturno de Piracicaba. Para isso, o consumo de água foi acompanhado, gerando uma planilha onde os colaboradores puderam verificar qual atividade estava causando gasto excessivo e, juntamente, uma cisterna foi instalada para captação da água da chuva, esta para ser utilizada em atividades rotineiras. Adicionalmente, uma horta foi montada com temperos que poderiam ser usados na cozinha da instituição.

O projeto teve um alto impacto indiretamente, por apoiar a continuidade das atividades desta instituição que recebe mais de 2 mil pessoas anualmente, e diretamente, pois todos que passarem por lá poderão ter contato com o sistema desenvolvido.

O núcleo também faz parceria com várias outras ONGs e grupos da cidade, afim de que todos possam se auxiliar e desenvolver em conjunto.

Quer saber mais sobre o Núcleo Piracicaba? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao.piracicaba@esf-brasil.org

Status: Núcleo Júnior.