O núcleo de Patos de Minas, foi fundado no ano de 2018 por iniciativa do atual Diretor Geral Hugo Campos, com o intuito inicial de levar conhecimentos científicos para jovens de escolas públicas. Já no ano de 2019, o núcleo tornou-se oficial, em que conta atualmente com oito membros efetivos de diferentes atuações profissionais, distribuídos nas diretorias: Geral, Finanças, Comunicação, Gestão de pessoas e projetos. Além dos membros efetivos, o núcleo conta ainda com um professor orientador, que auxilia na parte técnica dos projetos e faz o intermédio do núcleo com a universidade local apoiadora da Organização.

O projeto “Pequenos Engenheiros”, que consistiu no primeiro projeto desenvolvido, é também o projeto base do núcleo e tem como principal objetivo levar educação para alunos de escolas carentes. O projeto compreende aulas de reforço e nivelamento escolar em matemática, química e física, em que, além das aulas teóricas, os professores voluntários mostram a aplicação dos conteúdos visto em sala de aula, despertando interesse dos alunos e aproximando-os da área científica, deste modo, o projeto finaliza-se com feiras de ciências em que os alunos colocam em prática os conteúdos desenvolvidos durante o ano, além de abordar temas como sustentabilidade. Os principais resultados já alcançados com esse projeto foram: melhor desenvolvimentos dos alunos em sala de aula, maior interação dos mesmos, aumento na participação em vestibulares e diminuição do índice de evasão escolar.

Mesmo sendo um núcleo recente e que dispõe de poucos membros, o núcleo já impactou diretamente mais mil pessoas com os projetos realizados, entretanto, ressalta-se que o impacto gerado vai além do número apresentado, o maior resultado alcançado é a diferença proporcionada na vida dessas pessoas.

Quer saber mais sobre o Núcleo Patos de Minas? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail projetos.patosdeminas@esf.org.br

Status: Núcleo Pleno.