O Núcleo Ouro Preto (ESF- Núcleo OP) foi fundado em 2017 e é vinculado à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o intuito de promover às pessoas da região, o desenvolvimento humano por meio do conhecimento da engenharia. Desde a sua fundação, o ESF- Núcleo OP já impactou diretamente a vida de mais de 400 pessoas.

Atualmente, esse núcleo conta com o apoio de 21 membros ativos (de diversos cursos de graduação oferecidos pela UFOP), 51 Voluntários Sem Fronteiras (voluntários pontuais cadastrados) e duas professoras orientadoras. Em 2019, o sucesso dos projetos realizados só foi possível com a força de vontade e a dedicação dos nossos membros e dos voluntários Sem Fronteiras. A equipe ESF-  Núcleo OP fomenta a educação, o empreendedorismo, preza pela sustentabilidade e desperta os sonhos de várias pessoas, em especial, as crianças residentes em Ouro Preto.

Projetos realizados:

  • Horta da APAE: com o propósito de construir um pomar e uma horta vertical para os integrantes da APAE, a equipe botou a mão na massa! Foi realizada a capina do terreno e o plantio de árvores frutíferas, a fim de servir como instrumento pedagógico e apoio nutricional aos membros da APAE. Com a construção da horta vertical, foi possível ensinar a crianças e adolescentes noções de sustentabilidade, botânica e cultivo de plantas. Os instrutores, pais e alunos aprovaram e abraçaram essa causa!
  • Dia das Crianças: o núcleo realizou um evento super divertido e educativo para as crianças da Pastoral da Criança e do Menor de Ouro Preto nesse dia tão especial. Ele contou com diversas dinâmicas, esportes, capoeira, pintura facial, salada de frutas, pipoca e muita música para a criançada. Contamos com cerca de 60 crianças animadas e dispostas a construir um futuro melhor para nosso país.
  • Café com Ciência: com o apoio da Defesa Civil de Ouro Preto e de outras entidades da UFOP, o ESF- Núcleo OP visitou o bairro Piedade, de Ouro Preto, que sofre com riscos econômicos, sociais e geológicos. Lá foi desenvolvida uma campanha de conscientização e alerta para a sociedade que reside em áreas com potencial de deslizamento. Para isso, foi organizada uma tenda com café da manhã reforçado, onde os moradores da comunidade foram recebidos e a eles foram transmitidas informações importantes sobre os riscos que podem estar submetidos.
  • Capacitação sobre empreendedorismo: a partir de uma parceria de sucesso, o projeto de extensão de empreendedorismo Labor da UFOP forneceu treinamentos para membros do ESF- Núcleo OP voltados à estruturação de negócios filantrópicos. Entre os cursos ministrados, estão os planos de negócios, de vendas, gestão financeira, marketing e pesquisa de mercado. Essa parceria alimentou o empreendedorismo e conhecimento dos membros.
  • Campanha de reciclagem de embalagens: designaram um ponto de coleta de embalagens vazias de cosméticos dentro da UFOP, e posteriormente, levaram as embalagens à loja responsável pelo devido descarte. O núcleo fomenta e preza sempre pela responsabilidade sócio-ambiental!
  • Natal Sem Fronteiras: foram feitas parcerias entre diversas entidades presentes na Universidade, como diretórios acadêmicos e empresas Jr., resultando na arrecadação de mais de mil livros infantis e materiais escolares para doações. O objetivo foi tornar o Natal de diversas crianças vulneráveis mais alegre, além de contribuir com o desenvolvimento educacional das mesmas. Foram montados mais de 50 kits de materiais escolares, que foram então destinados às crianças e adolescentes que irão construir um futuro melhor para a sociedade.
  • A revista Além dos Muros da Universidade (Alemur) é uma revista científica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ela busca contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre água, mulheres e educação. Esses temas podem ser resultantes de pesquisas, trabalho de extensão, ensaios teóricos ou discussões atuais inéditas. Também aceitam artigos de revisão. O nosso projeto publicado abordou a construção de uma horta e um pomar por membros do Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Ouro Preto (ESF-OP) em um espaço cedido na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ouro Preto. Nosso artigo está disponível aqui. Acesse e conheça mais sobre esse projeto que levou aos alunos da APAE muita diversão e conhecimento.
  • O Café com Ciência é um projeto desenvolvido com o intuito de conscientizar a comunidade ouropretana sobre os riscos geotécnicos aos quais ela está exposta (principalmente em períodos chuvosos) de forma descontraída e com linguagem adequada para que o entendimento sobre as questões da área seja simples e efetivo. A primeira ação do projeto aconteceu em 2019 e, a fim de que ela continue ocorrendo, precisamos da capacitação de nossos membros e adaptações aos novos meios por métodos a distância. Para isso, contamos com o apoio de profissionais qualificados que nos auxiliam na busca do conhecimento necessário de forma que possamos repassá-lo da melhor maneira possível. Compreendemos a importância do assunto a ser tratado e convidamos todos vocês a participarem conosco desse momento rico em informações!

Seja a mudança, seja Sem Fronteiras!

Quer saber mais sobre o Núcleo Ouro Preto? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail ouropreto@esf.org.br

Status: Núcleo Pleno.