O Núcleo Ouro Branco foi fundado, em 2014, do engajamento do aluno Ítalo Rodrigues do curso Engenharia de Bioprocessos na UFSJ, e assim surgiu a vontade de construir algo que tivesse um impacto positivo na comunidade de Ouro Branco e região. Ouro Branco é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil. Possui uma população estimada de 38 300 habitantes e sedia duas instituições federais, o IFMG – Ouro Branco e a UFSJ – CAP, onde está localizada nossa sede.

Atualmente, o Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Ouro Branco conta com mais de 30 membros efetivos que realizam projetos e ações sociais utilizando a engenharia, visando a transformação positiva da cidade de Ouro Branco e região. Além disso, contam também com o auxílio de mais de 20 membros colaboradores que participam da realização de nossas atividades.

O “SOLARIZE” é o projeto de maior destaque da Organização, tendo como objetivo levar qualidade de vida para áreas socialmente vulneráveis e com dificuldade de acesso à energia elétrica. Nossa intenção com este projeto é produzir um aquecedor solar usando materiais de baixo custo. Essa escolha se justifica não só pelo fato de que a construção de um coletor solar por parte de estudantes de ensino superior, tem a potencialidade de problematizar a questão energética no âmbito do que hoje denominamos desenvolvimento sustentável, mas também pelo fato de contribuir para a discussão de vários conceitos da Física Térmica – condução, irradiação e convecção do calor, condutividade térmica dos materiais, dilatação térmica, entre outros – bem como permitir o desenvolvimento de habilidades, tais como, observação, medição, controle de variáveis, cuidados experimentais etc.

A Organização também já fez uma série de eventos, ações sociais e outras intervenções importantes, como a Semana Sem Fronteiras, ações no Abrigo Estrela D’alva, o Projeto Revitaliza no CRAS, campanha do agasalho e arrecadação de alimentos dentre várias outras ações.

Quer saber mais sobre o Núcleo Ouro Branco? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail ourobranco@esf.org.br

Status: Núcleo Pleno.