O Núcleo Natal foi fundado em 2013, por estudantes de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como uma associação sem fins lucrativos de caráter assistencial formada por profissionais e estudantes das diversas áreas de engenharia, envolvidos na implementação de projetos em tecnologia para o desenvolvimento humano, de cunho regional ou internacional.

Iniciaram o trabalho com apenas um projeto, o Engenheiros do Futuro, que visava incentivar em escolas públicas o interesse pela engenharia. Atualmente contam com 7 projetos ativos (Engenheiros do Futuro, Somar Ambiental, Recomeçar, Defensoria, Saneamento Fértil, Biodigestor e Pegadas) e 6 diretorias (Finanças, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Comunicação, Eventos e Presidência). O projeto Engenheiros do Futuro foi o primeiro projeto a ser realizado pelo núcleo e se encontra ativo até hoje, levando palestras e experimentos para crianças e adolescentes de escolas públicas de Natal de modo a despertar o interesse para o estudo de engenharia. O projeto do Biodigestor foi o primeiro projeto técnico e visa a construção de biodigestores em comunidades e assentamentos do interior do Rio Grande do Norte, possibilitando a substituição do gás de cozinha pelo gás produzido pelo biodigestor. O projeto Recomeçar e o Pegadas, são os projetos mais novos. O recomeçar é uma parceria com a Million Waves. Seu objetivo é fazer a impressão 3D de próteses em plástico reciclado, retirado diretamente das praias. Já o Pegadas surgiu da proposta de reativação de um outro projeto de extensão de mesmo nome e tem como objetivo promover, inicialmente, capacitações com lideranças de empreendimentos solidários a partir de um mapeamento de dificuldades em diversos empreendimentos pelo Rio Grande do Norte e disseminar conhecimentos relacionados a marketing, finanças, plano de negócios e afins.

Os seus projetos têm em comum o objetivo de tornar melhor a vida de indivíduos e comunidades carentes, por meio do conhecimento das várias áreas da engenharias, impactando pessoas de todas as faixas etárias. Seu impacto vai desde o conhecimento teórico e experimental em projetos educacionais até o melhoramento das condições de moradia e subsistência de comunidades interioranas.   

ENFRENTAMENTO A CRISE DO CORONAVÍRUS

Arrecadaram 10 máscaras do tipo faceshield. Acesse as redes sociais do núcleo para acompanhar e apoiar!

Quer saber mais sobre o Núcleo Natal? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail natal.comunicacao@esf.org.br

Status: Núcleo Pleno.