O núcleo surgiu em julho de 2015, após um grupo de estudantes de engenharia se reunirem e notarem a necessidade de uma organização que poderia reunir engenharia e o aspecto social. Por isso, o Núcleo Maringá, sediado na UEM, tem como missão construir um mundo melhor por meio de projetos de engenharia humanitária e sustentável, buscando enraizar uma cultura de empatia, excelência e empoderamento em cada projeto. Periodicamente, processos seletivos são abertos para participação em projetos. Além disso, contamos com um quadro de membros efetivos para o suporte e manutenção do núcleo. Atualmente estamos rodando 4 projetos: Oficina, Nossa Horta, Transformando Matéria e o projeto ReconstruAção.

O projeto Oficina visa oferecer aulas práticas sobre engenharia aos alunos do ensino médio. O Oficina vem para mudar a perspectiva do aluno, buscando sua aproximação da realidade acadêmica do ensino superior, focado nos cursos de engenharia, bem como, despertando o interesse e o gosto pelas disciplinas de exatas (física, química e matemática). Desta forma, pretende-se diminuir a barreira social e aumentar o desejo de continuação dos estudos dos alunos. O projeto Nossa Horta foi pensado em parceria com colégios visando utilizar espaços ociosos de terra na área no colégio para desenvolvimento de uma horta orgânica e sustentável, que fornecerá verduras, legumes e hortaliças para a merenda escolar. O desenvolvimento do mesmo será feito em conjunto com os alunos do colégio para demostrar a necessidade de cuidados que a horta necessita para que os próprios possam cuidar dela colocando em prática o que eles veem em sala de aula.

De modo a promover sustentabilidade e qualidade de vida no trabalho, o projeto Transformando Matéria se faz presente nas cooperativas de reciclagem de Maringá, onde são realizadas readequações do layout da cooperativa, buscando uma maior eficiência produtiva e aumento na capacidade de produção do local. Além disso, na reformulação do espaço, também são aplicados os preceitos dos 5 Sensos da Qualidade (Programa 5S), de modo a facilitar o trabalho, tornar o ambiente mais limpo e também mais organizado aos trabalhadores. Desta maneira, o projeto busca diminuir a insalubridade aos cooperados, além de, concomitantemente, aumentar a renda destes trabalhadores mais carentes e proporcionar um menor descarte de materiais reaproveitáveis no meio ambiente. O projeto ReconstruAção tem por objetivo a reforma parcial ou total de espaços com carências particulares ou irregularidades no âmbito da construção civil. O projeto está em desenvolvimento da sua primeira edição, estando na fase de planejamento para a reforma das instalações hidráulico-sanitárias do Albergue Santa Luiza de Marillac, em Maringá. É de responsabilidade do ESF – Maringá, o estudo das necessidades, a realização de projetos atendendo os quesitos, acompanhamento e entrega. Caso necessário, realizaremos ações para a arrecadação de recursos financeiros para a realização do mesmo.

Quer saber mais sobre o Núcleo Maringá? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail mkt.maringa@esf-brasil.org.

Status: Núcleo Homologado.