Núcleo Manaus

Os Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Manaus, no estado do Amazonas foi criado no dia 25 de maio de 2021. Constituído de um grupo de jovens com formação, concluída ou em andamento, em engenharia e outras áreas, que se uniram com o propósito de seguir os princípios dos Engenheiros sem Fronteiras, dando início ao processo de fundação do primeiro núcleo do ESF na cidade de Manaus – AM. O núcleo apresenta 6 diretorias em sua composição: Diretoria Geral e Vice Diretoria Geral, Comunicação, Projetos, Gestão de Pessoas e Jurídico – financeiro. 

O ESF Manaus – AM tem como objetivo atuar junto com a Cooperativa Recicla Manaus (Cooperativa de reciclagem) para reduzir os impactos causados pela enchente no Amazonas de 2021 e também a pandemia de 2020, aumentar os recursos e renda dos integrantes da associação, além disso, almeja-se ajudar o meio ambiente e a comunidade vizinha. 

O projeto é desenvolvido nos principais eixos de atuação da rede engenheiros sem fronteiras: Infraestrutura e Assistência básica, sustentabilidade e gestão e empreendedorismo. O projeto visa em capacitação e treinamento dos colaboradores por meio de materiais informativos e palestras sobre reciclagem e segurança, adequação do ambiente e suporte com novos materiais de trabalho. A Cooperativa Recicla Manaus está localizada no centro da cidade e possui moradores próximos que descartam seus resíduos para a reciclagem.

A meta do ESF Manaus – AM é ajudar os colaboradores da Recicla Manaus, em seu ambiente de trabalho, e contribuir com o meio ambiente. A reciclagem contribui para reduzir a quantidade de lixo a ser enviados aos aterros sanitários, o que poupa energia, diminui a poluição e preserva os recursos naturais.

Acreditamos que a través deste projeto e com um trabalho voluntário de excelência, podemos alcançar mudanças significativas para a sociedade e o meio ambiente. Além de proporcionar contribuições relevantes para o desenvolvimento social por meio de ações sociais pontuais, previamente planejadas, em consonância com as necessidades da população manauara, especialmente as comunidades mais necessitadas.

Quer saber mais sobre o Núcleo Manaus? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail manaus@esf.org.br

Status: Núcleo Junior.