Todos os membros fundadores do ESF Limeira eram engajados socialmente e participavam de alguma instituição com esse viés solidário. O grupo teve o primeiro contato com a organização quando amigos próximos comentaram que gostaram da ideia de levar uma iniciativa social e voluntária para Limeira. Pensaram na possibilidade de unir o engajamento social com os conhecimentos na graduação e o ESF parecia ser exatamente o que procuravam. Depois de longas conversas e discussões, no dia 11 de setembro de 2013 surgiu o núcleo ESF-Limeira. Foi o primeiro núcleo a ser fundado no estado de São Paulo e desde sua formação inicial de 12 membros os projetos tornaram-se cada vez mais complexos e impactantes na cidade de Limeira, objetivando sempre o voluntariado. Hoje, o núcleo conta com mais de 30 membros, dentre diretores, gerentes de projetos, e assessores de Comunicação, Gestão de Pessoas e Financeiro.

De forma geral, os projetos do núcleo beneficiam as comunidades frágeis da região de Limeira. Dentre os projetos, podemos citar o ECOPEX, Transformar, PROCAP e Recapta. O ECOPEX envolveu a otimização de um ecoponto da cidade de Limeira, a reforma e a otimização de dois carrinhos de coletores de materiais recicláveis, com a finalidade de deixá-los mais leves, fáceis de guardar, seguros e coloridos. O ECOPEX teve como objetivos fomentar a reciclagem, melhorar as condições de trabalho da cadeia de reciclagem e incentivar moradores a reciclarem corretamente os materiais no Ecoponto. O projeto durou cerca de 9 meses, tendo início em 2016.

O projeto Transformar realizou, entre 2016 e 2017, oficinas de robótica na Associação Limeirense de Autismo Mundo Melhor (ALAMM) com crianças que possuem Transtornos do Espectro Autista (TEA). O objetivo principal do Transformar foi desenvolver habilidades importantes para as crianças, tais como: comunicação, interação, trabalho em conjunto e aprendizado básico sobre robótica. Além disso, foi feito um vídeo de conscientização com a finalidade de ampliar o conhecimento das pessoas sobre o TEA e desmistificar preconceitos por parte da comunidade. O PROCAP – Projeto de Capacitação Profissional – foi um projeto realizado em duas edições, nos anos de 2016 e 2018, pelo Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Limeira. Seu principal foco foi capacitar jovens da cidade de Limeira em situação de vulnerabilidade social. Ele buscou, por meio da aplicação de cursos de Logística e Controle de Qualidade, em 2016, e Logística e Segurança do Trabalho, em 2018, prepará-los para o mercado de trabalho, promovendo noções de conceitos bastante úteis para sua qualificação profissional. O projeto foi premiado como melhor projeto de educação na 5ª Edição do Congresso Nacional do Engenheiros Sem Fronteiras, em 2018. O projeto Recapta – Captação e Reaproveitamento de Água – consistiu, essencialmente, em reduzir o gasto de recursos na escola Mário Covas Governador (CEIEF) através da construção de uma cisterna para a captação de água da chuva. A água armazenada fica disponível para o uso na limpeza do pátio, promovendo, portanto, a economia de água. Ademais, foram realizadas atividades de conscientização com os alunos da escola a fim de desenvolver a consciência ambiental. Ambos os pontos de atuação do projeto- tanto isoladamente, mas ainda mais em conjunto- promovem impacto positivo ao meio ambiente, tendo em vista que proporcionam um uso mais consciente da água.

Quer saber mais sobre o Núcleo Limeira? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail limeira@esf-brasil.org.

Status: Núcleo Homologado.