O Núcleo Juiz de Fora foi fundado em 2015 por estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde o núcleo está sediado através de uma parceria com a instituição.

Desde então, já passaram pelo núcleo mais de 90 voluntários efetivos e dezenas de colaboradores. Com base em sua missão, visão e valores, esses voluntários buscam transformar a sociedade por meio de projetos e ações sociais, formando uma rede de colaboração e desenvolvimento socioambiental.

O núcleo já finalizou mais de 70 projetos que impactaram mais de 7.500 pessoas. Esses projetos são prospectados em instituições e comunidades em situação de vulnerabilidade social. A partir disso os membros, que são estudantes e graduados em engenharia e arquitetura, utilizam seus conhecimentos técnicos para solucionar problemas da comunidade local.

Dentre essas soluções, o núcleo se destaca nos Projetos de Usucapião, que permitem que famílias adquiram legalmente a posse de suas casas, contribuindo para sua dignidade. Além disso o núcleo também realiza diversos projetos de revitalização, captação de águas pluviais, implementação de planos de gestão, ações de educação ambiental e arrecadações para instituições.

ENFRENTAMENTO DA CRISE DO CORONAVÍRUS

Além de ações concluídas, como doação de alimentos e 1100 máscaras, há outras em andamento. Estão produzindo em casa, máscaras que serão doadas para os moradores dos bairros em que atuam. Mas para que a produção continue, precisam de doações de tecido. O tecido mais indicado é o tricoline 100% algodão, mas a maioria dos tecidos podem ser utilizados. Você pode doar tecidos ou dinheiro para a compra do material?

Além disso, arrecadaram 749 Kg de alimentos e bebidas, 39 pacotes de fralda e 656 itens de higiene que serão distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para ajudar nas ações entre em contato com o núcleo.

Quer saber mais sobre o Núcleo Juiz de Fora? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail juizdefora@esf-brasil.org

Status: Núcleo Sênior.