O núcleo de Juiz de Fora foi fundado em 2015 por estudantes de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente está sediado na Faculdade de Engenharia da UFJF, através de uma parceria com a instituição. Por aqui, já se passaram mais de 90 voluntários estudantes de Engenharia da cidade. Hoje, contamos com o apoio de 22 membros efetivos. A organização é constituída por estudantes de engenharia e arquitetura que utilizam de seu conhecimento técnico para desenvolver projetos que solucionem problemas da comunidade local com base em sua missão, visão e valores. Acreditamos que podemos transformar a comunidade local e impactar a sociedade por meio de projetos de engenharia e ações sociais, formando uma rede de colaboração e desenvolvimento socioambiental.

O núcleo funciona através de prospecção de projetos em escolas públicas, instituições e em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Finalizamos cerca de 70 projetos impactando mais de 7.500 pessoas. Realizamos projetos de engenharia, arquitetura, educação e ação social, sem custos, para pessoas em situação de vulnerabilidade e instituições da cidade, orientados por professores e profissionais da área.

Uns dos projetos de maior demanda e destaque dentro da ONG são: Projetos de EPD e gestão; Projetos de Educação Ambiental; Projeto de Usucapião e o Projeto do Parquinho Os projetos de EPD e gestão geram um impacto social muito grande dentro da instituição beneficiada, melhorando a organização, gestão e formas de captação de recursos e comunicação. Já o impacto dos projetos de Educação Ambiental têm muita relação com a questão da conscientização e mudança de mentalidade das crianças, adolescentes e até mesmo funcionários das escolas públicas, apesar de ser um projeto de execução simples conseguimos um resultado muito satisfatório com os feedbacks dos projetos e visitas de retorno. Os projetos de Usucapião são os mais replicados e procurados dentro do núcleo de Juiz de Fora, devido ao fato de realizarmos a confecção da parte do processo jurídico relativa à engenharia. Por se tratar de um custo alto dentro dos processos, muitos beneficiários não tem condições de pagar, desta forma, o núcleo oferecendo este projeto para pessoas em vulnerabilidade social, caracteriza uma oportunidade única na vida dos nossos beneficiários. Além disto, neste projeto tivemos a oportunidade de estabelecer parceria com o núcleo de práticas jurídicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, possibilitando treinamentos sobre usucapião aos membros interessados do núcleo e também o auxilio jurídico aos nossos beneficiários. O Projeto do Parquinho foi um dos maiores e mais desafiadores que o núcleo realizou, conseguindo reduzir o custo de um projeto que inicialmente custaria cerca de 10.000 reais para menos da metade, através de parcerias financeiras e de prestação de serviços. Além disso, conseguimos estabelecer envolvimento com parceiros maiores na cidade e ganhar visibilidade.

Quer saber mais sobre o Núcleo Juiz de Fora? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail juizdefora@esf-brasil.org .

Status: Núcleo Homologado.