O Núcleo Itabira, fundado em 2012 por alunos da Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira, conta com sete programas: Comunicação Sem Fronteiras, Diversão Sem Fronteiras, Educação Financeira Sem Fronteiras, Eletricidade Sem Fronteiras, Inclusão Digital Sem Fronteiras, Meio Ambiente Sem Fronteiras e Música Sem Fronteiras. Que são organizados por quatro diretorias: Administrativo Financeiro, Comunicação e Marketing, Gestão de Pessoas e Projetos. São cerca de cem colaboradores que utilizam a engenharia e seus mecanismos como forma de desenvolver, através do voluntariado, a sustentabilidade, a educação e a qualidade de vida no município de Itabira e região.

Seus sete programas fixos desenvolvem atividades, como: aulas de inglês para crianças, jovens e adultos; aula de empreendedorismo para crianças e jovens, palestras sobre o que fazer após o ensino médio; aulas de Excel e informática básica; desenvolvimento da sustentabilidade por meio de palestras e oficinas; reforma da parte elétrica de residências e escolas; aulas de instrumentos musicais e canto. Além disso, desenvolvem ações pontuais como a Páscoa Solidária, Dia das Crianças e o Natal Solidário proporcionando um dia de alegria para as comunidades e nossos voluntários. No ano de 2019 os projetos da ONG atingiram diretamente 5.312 pessoas em Itabira e região.

Sua captação de recursos acontece em arrecadações no semáforo. Anualmente, vão para a avenida de maior movimentação da cidade e vendem produtos confeccionados pelos membros e sacolinhas de lixo para carro. Além de venda de produtos personalizados e financiamento coletivo por meio de plataforma online.

Para ajudar nas ações entre em contato com o núcleo.

Quer saber mais sobre o Núcleo Itabira ? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao.itabira@esf.org.br

Status: Núcleo Pleno.