O núcleo surgiu em meados de 2016, através de uma palestra de uma ex integrante da ESF, onde alguns acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, da UFSM campus FW, ao conversar entre si levantaram a importância de se criar um núcleo na cidade. E a partir desta iniciativa, os alunos iniciaram os trabalhos. O núcleo vem se estruturando cada vez mais a cada nova gestão, hoje contam com 12 membros efetivos, 11 trainees em período de capacitação e 5 pessoas no grupo de suporte (onde os auxiliam como mão de obra).

Não possuem nenhum projeto grande e tão impactante na sociedade, realizam aquilo que os é acessível diante da sua realidade. Os projetos que mais tem dado resultado e satisfação, é a educação ambiental nas escolas de ensino fundamental, onde falam diretamente com as crianças e explicam da importância das ações (dos seres humanos) no planeta terra. O que os abriu muitas portas, nesse semestre em especial, pois fecharam parceria com 2 escolas para organizarem e executarem um projeto referente a paisagismo, confecção de hortas e composteiras. Realizam também a limpeza de locais públicos, como o kartódromo de FW e o próprio campus da universidade, campanhas de arrecadação de óleo de cozinha para a confecção de sabão na semana farroupilha de 2019, campanhas de doação de sangue e alimentos não perecíveis para o Lar São Francisco (de crianças abandonadas).

O impacto que se tem visto são nas ações onde as crianças estão tendo ao voltar para o seu núcleo familiar, contando sua importância como ONG e o trabalho que estão realizando com eles, que se deve separar o resíduo, economizar água e cuidar do meio ambiente no todo.

Um destaque muito positivo que estão notando, é o reconhecimento que estão tendo pela comunidade Frederiquence. Graças as parcerias e o bom trabalho na parte de comunicação e divulgação do núcleo.

Quer saber mais sobre o Núcleo Frederico Westphalen? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail esffredericowestphalen@esf.org.br

Status: Núcleo Pleno.