O núcleo ESF Foz do Iguaçu foi criado pelos alunos de Engenharia Física da UNILA – Universidade de Integração Latino Americana, a partir da iniciativa da aluna e atual presidente do núcleo, Michelle Lustosa, que já tinha conhecimento da organização e da tentativa de implementar anteriormente o projeto na cidade.

O nosso primeiro projeto realizado foi uma arrecadação de alimentos para o “Lar Dos Velinhos”, foi uma experiência enriquecedora onde pudemos entrar em contato com os idosos. Doamos alimentos arrecadados, doamos nosso tempo, também tivemos oportunidade de auxiliar ONG’s em seus projetos, como arrecadação de dinheiro para um abrigo de animais e aulas de programação para crianças na ONG “Um Chute Para o Futuro”, agora estamos nos focando no nosso projeto de revitalização de um abrigo de animais.

Nós, quanto núcleo, aprendemos a trabalhar em equipe, a importância da organização e da liderança, pudemos experienciar diferentes realidades e conhecer outras pessoas que procuram transformar a nossa comunidade. Fora isso, cada projeto nosso auxiliou uma população de risco, pessoas e animais que foram, de certa forma, abandonados pela sociedade. Podendo abrir uma nova oportunidade para que crianças em situações de risco também possam se interessar por ciência e pela industria de 4ª geração. Alimentamos aqueles que nos alimentaram quando foram mais novos, que por tanto tempo contribuíram com a sociedade mas agora foram esquecidos, e por fim ajudamos a acolher e cuidar daqueles animais que foram abandonados.

Nosso núcleo tem ajudado a quebrar o estigma que nossa universidade sofre em nossa cidade, a UNILA foi um choque cultural gigantesco para nossa cidade que é relativamente pequena, pessoas de varias cidades e países se mudaram pra Foz trazendo suas diferentes culturas e costumes, logo suposições e medos começaram a se espalhar, pois tudo era muito novo e diferente de nossa população tradicional. O núcleo tem criado vinculo entre a universidade e a população, uma abertura para comunicação e união.

Quer saber mais sobre o Núcleo Foz do Iguaçu? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail esf.nucleofoz@gmail.com

Status: Núcleo Júnior.