Formado inicialmente por oito engenheiros e três estudantes de engenharia, o Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Florianópolis surgiu em abril de 2017 e hoje conta com mais de trinta voluntários. Tem o objetivo de promover mudanças sociais e impactar positivamente a população da região por meio de projetos de excelência e sustentabilidade. A atuação técnica voluntária, aliada à grandes parcerias e vontade comunitária, é o que viabiliza a ampliação do alcance e impacto de nossos projetos.

Os projetos são desenvolvidos, principalmente, em três dos quatro eixos da rede do Engenheiros Sem Fronteiras: Educação, Infraestrutura e Assistência Básica e Sustentabilidade, Na área da educação, tem o projeto “Ambientalize”, que busca despertar consciência crítica sobre cuidados com o meio ambiente em crianças de uma escola pública da região, por meio de atividades lúdicas, gincanas, oficinas e campanhas ilustrativas com linguagem acessível ao público alvo.

O “Sustentei”, outro projeto importante do núcleo, se enquadra no eixo sustentável e tem como objetivo principal a conscientização ambiental, por meio de ações dentro e fora da organização. Para isto, práticas de sustentabilidade são divulgadas, buscando colocar em prática um conjunto de ações pontuais e contínuas que incentivem a reflexão sobre como as ações humanas à nível de indivíduo impactam o meio ambiente.

No eixo infraestrutura, trabalham com reformas e assistência técnica social, à exemplo do projeto de revitalização do sistema de abastecimento de água do centro de assistência social da comunidade da Vila Santa Vitória em Florianópolis, desenvolvido recentemente com o intuito de suprir as demandas diárias de água de cerca de oitenta crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O centro de assistência social está localizado em uma região que enfrenta racionamento frequente do abastecimento de água, e sua caixa d’água apresentava capacidade insuficiente. Realizaram a instalação de duas caixas d’água novas de três mil litros, com ampliação da estrutura de apoio e sistema hidráulico que interliga a rede de abastecimento.

Todos os projetos que desenvolveram englobam a conscientização sobre o consumo dos recursos disponíveis no planeta e como os seres humanos podem utilizá-los da melhor forma, contribuindo para a formação de uma sociedade mais sustentável. Através de projetos, do trabalho voluntário e da aplicação do conhecimento técnico de engenharia, buscam alcançar mudanças significativas para a sociedade e para a saúde do planeta.

ENFRENTAMENTO DA CRISE DO CORONAVÍRUS

O núcleo está utilizando de suas redes sociais para engajar causas da região e passar informações sobre a prevenção da COVID-19 para a população. Acompanhe em seu perfil! Até o meio do mês de Junho o núcleo já arrecadou 1.574,4 Kg de alimentos e bebidas para doação, além de 20 Kg de glicerina para a produção de álcool em gel.

Para ajudar nas ações entre em contato com o núcleo.

Quer saber mais sobre o Núcleo Florianópolis? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail florianopolis@esf.org.br

Status: Núcleo Sênior.