A ideia do núcleo de Divinópolis surgiu na Universidade Federal de Lavras, onde um estudante de mestrado e também professor universitário, teve seu primeiro contato com o núcleo de Lavras e também participou no I Congresso Nacional – ESF em 2014, onde visualizou o caminho para estruturar um núcleo em Divinópolis. Surgiu então, no dia 21 de setembro de 2014 o “Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Divinópolis”. Hoje o núcleo está passando por uma reestruturação com objetivo de ser homologado e crescer ainda mais levando desenvolvimento social e sustentável através da engenharia para a comunidade ao nosso entorno.

No ano de 2015, o núcleo realizou na comunidade rural de Branquinhos o projeto “Comunidade Sustentável”, onde buscou melhorias tanto às pessoas quanto ao meio ambiente. Foram elaborados e executados os subprojetos de sustentabilidade específicos, transformando a localidade em uma comunidade modelo para as demais localidades do município e região. Já no ano de 2016, o núcleo disseminou a essência do projeto “Comunidade Sustentável” em escolas periféricas do município, através da ação “Projetando a Sustentabilidade”, mostrando os resultados e ensinando os alunos e pais a incorporarem a sustentabilidade nas escolas e nas comunidades periféricas.

O desenvolvimento e implantação desses projeto impactou positivamente a vida de muitas pessoas, além de despertar o interesse delas de sempre buscar melhorias sustentáveis para comunidade e consequentemente incentivando mais pessoas a contribuírem para desenvolvimento sustentável. O núcleo Divinópolis também desenvolveu projetos em escolas públicas, levando a educação sustentável na teoria e desenvolvendo práticas com os estudantes, além de vários projetos sociais em parceria com outras ONG’s e instituições que também realizam trabalhos voluntários.

Quer saber mais sobre o Núcleo Divinópolis? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao.divinopolis@esf-brasil.org.

Status: Núcleo Oficial.