Núcleo Cuiabá

O núcleo dos Engenheiros Sem Fronteiras de Cuiabá, em Mato Grosso, está em processo de experiência, realizando projeto para validação do núcleo. Depois de aprovado nesta fase de experiência atuará nos municípios de Várzea Grande e Cuiabá, podendo também atuar nas comunidades ou pequenas cidades próximas.  As cidades de Cuiabá e Várzea Grande são separadas pelo Rio Cuiabá, e por estarem tão ligadas, o núcleo recebeu a denominação da capital Cuiabá, apesar de estar vinculado ao Centro Universitário de Várzea Grande – Univag.

Atualmente não há sede física, mas conta com o apoio do uso de instalações do Univag. Atualmente possui integrantes de engenharia civil, engenharia de produção, arquitetura e outras áreas de engenharia. A maioria são profissionais já formados nestas áreas, alguns sendo professores, predominando um perfil de membros maduros e com experiência profissional.

Nesta fase de experiência o projeto em andamento está ocorrendo em Cuiabá, em apoio à APAE, no eixo de Infraestrutura e Assistência Básica, dentro de um programa batizado como “Olhar que Constrói”. Este programa poderá atender outras instituições ou famílias, mas futuramente a atuação do núcleo também ocorrerá nos outros três eixos previstos no Engenheiros Sem Fronteiras: Educação; Gestão e Empreendedorismo; e Sustentabilidade. Consideramos oficialmente, como início dos trabalhos do núcleo, a noite de 21 de julho de 2021, quando realizamos nossa primeira reunião, que foi na modalidade híbrida, presencial e por vídeo conferência, com os membros existentes naquele momento.

O núcleo está focado em cumprir os requisitos do edital para validação, mas já estamos nos preparando para expansão futura, com divulgação em outras instituições de ensino superior e adesão de membros de outras áreas de formação.

Quer saber mais sobre o Núcleo Cuiabá? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao.cuiaba@esf-brasil.org

Status: Núcleo Junior.