Núcleo Crateús

O Núcleo Engenheiros Sem Fronteiras Crateús iniciou seu processo de fundação em 2021 pela iniciativa dos estudantes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará do campus de Crateús, motivados pela vontade de impactar positivamente a cidade e região através de sua mobilização voluntária e a inserção de conhecimentos e tecnologias de engenharia na realidade local das comunidades sertanejas. Contando com 15 voluntários distribuídos nas diretorias Geral, Gestão de Pessoas, Projetos, Jurídico Financeira e Comunicação.

O Núcleo desenvolveu a ação social “semana da boa ação” em que os integrantes foram convidados a realizar boas ações e desafiarem outras pessoas a também realizá-las, com o intuito de incentivar essas pessoas a fazerem o mesmo. Das ações realizadas tiveram doações de roupas e fundos para entidades de caridade, plantio de árvores, limpeza de espaços comunitários e doação de sangue. A ação social teve importante papel de iniciar uma rede de visibilidade e contatos para o grupo.

Atualmente, está em desenvolvimento o projeto de bomba de rosário destinada ao bombeamento de água de cacimbões para famílias locais. Através de um dispositivo que utiliza a energia dos ventos, a água dos cacimbões é elevada, facilitando o acesso sobretudo para idosos e pessoas com restrição de mobilidade.

Quer saber mais sobre o Núcleo Goiânia? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail crateus@esf.org.br

Status: Núcleo Junior.