O ESF-BH surgiu em novembro de 2015, a partir de uma iniciativa de estudantes de uma faculdade particular da capital mineira. Desde então, são mais de 50 projetos realizados e mais de 3 mil pessoas beneficiadas diretamente. O Núcleo apresenta seis diretorias em sua composição: Geral, Finanças, Qualidade, Comunicação, Gestão de pessoas e projetos. 

O Integre-se Por Luz é o seu projeto de maior impacto até o momento, tendo como objetivo levar iluminação pública para áreas socialmente vulneráveis e com ausência desse serviço. O projeto leva postes movidos por energia solar, baseado em uma tecnologia sustentável e de baixo custo. Além disso, por haver outras frentes de trabalho, que incluíram mobilizações sociais, rodas de conversa, educação ambiental e mutirões de pintura, o seu impacto foi bastante relevante e firmou a parceria com a Vila Acaba Mundo, uma das mais antigas comunidades de BH. Por ter um enorme potencial de ser replicado, ele pode acabar levando mais segurança e qualidade de vida a pessoas em diversos outros locais.

A organização também já organizou uma série de eventos acadêmicos, capacitações, ações sociais e outras intervenções de infraestrutura, como as que foram realizadas na creche Lar dos Meninos, contando com instalação de sistema de captação de água, horta, reforma de banheiro, pintura da fachada, e várias outras.

ENFRENTAMENTO DA CRISE DO CORONAVÍRUS

O ESF-BH, além de campanha para estimular a doação aos bancos de sangue da cidade, promoveu uma grande campanha de arrecadação, para auxiliar os moradores do Morro do Papagaio, onde moram aproximadamente 17 mil pessoas, que estão sendo diretamente afetadas pela crise que enfrentamos, pois muitos vivem em situação de vulnerabilidade social pois são trabalhadores informais e autônomos, além de muitas mães solo, logo, a renda familiar está comprometida com as ações de prevenção à COVID-19.

Arrecadaram 121 máscaras, 110 litros de álcool e finalizaram a arrecadação para o Morro do Papagaio com o cumprimento da meta de R$ 10.000,00.

Para ajudar nas ações entre em contato com o núcleo.

Quer saber mais sobre o Núcleo Belo Horizonte? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao.bh@esf.org.br

Status: Núcleo Sênior.