O ESF-BH surgiu em novembro de 2015, a partir de uma iniciativa de estudantes de uma faculdade particular da capital mineira. Desde então, são mais de 50 projetos realizados e mais de 3 mil pessoas beneficiadas diretamente. O Núcleo apresenta seis diretorias em sua composição: Geral, Finanças, Qualidade, Comunicação, Gestão de pessoas e projetos. 

O Integre-se Por Luz é o seu projeto de maior impacto até o momento, tendo como objetivo levar iluminação pública para áreas socialmente vulneráveis e com ausência desse serviço. O projeto leva postes movidos por energia solar, baseado em uma tecnologia sustentável e de baixo custo. Além disso, por haver outras frentes de trabalho, que incluíram mobilizações sociais, rodas de conversa, educação ambiental e mutirões de pintura, o seu impacto foi bastante relevante e firmou a parceria com a Vila Acaba Mundo, uma das mais antigas comunidades de BH. Por ter um enorme potencial de ser replicado, ele pode acabar levando mais segurança e qualidade de vida a pessoas em diversos outros locais.

A organização também já organizou uma série de eventos acadêmicos, capacitações, ações sociais e outras intervenções de infraestrutura, como as que foram realizadas na creche Lar dos Meninos, contando com instalação de sistema de captação de água, horta, reforma de banheiro, pintura da fachada, e várias outras.

Quer saber mais sobre o Núcleo Belo Horizonte? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail comunicacao.bh@esf.org.br

Status: Núcleo Sênior.