Núcleo Belém

O Núcleo Belém foi idealizado inicialmente em julho de 2021, com o principal objetivo de aplicar os princípios da Engenheiros sem fronteiras Brasil, dentro da realidade de uma capital amazônica. Desde a definição dos integrantes e seus respectivos cargos, ficou claro que o principal propósito do Núcleo é a promoção do desenvolvimento sustentável, através da atuação por meio de projetos multidisciplinares. 

Nosso principal objetivo é a geração de impacto, sempre baseado no envolvimento comunitário, no trabalho em equipe e na cooperação e principalmente: adequando à realidade única que nos é apresentada, com uma vasta população ribeirinha, inúmeras oportunidades de otimização de problemas de infraestrutura básica, atuação no meio educacional e até mesmo suporte e incentivo ao desenvolvimento do empreendedorismo da comunidade. 

Atualmente, o primeiro projeto já foi desenvolvido com o nome “Engenharia em Ação”, com o objetivo de atuar em escolas do ensino fundamental e médio, demonstrando as portas que se abrem com a engenharia, visando ampliar as visões dos alunos acerca da profissão e incentivando a diversidade de gênero para as próximas gerações da engenharia. Um módulo já foi realizado, como ação de imersão para a etapa de fundação. 

Além disso, o segundo projeto está em estágio de desenvolvimento em parceria com outras organizações locais e visa a instalação de pias em toda a região da cidade de Belém, com ênfase em áreas vulneráveis socialmente e com acesso restrito ao saneamento básico, desenvolvendo ainda um plano de manutenção e sustentabilidade da estrutura a longo prazo. 

As oportunidades de atuação na região alcançada são gigantes, e o potencial de crescimento do núcleo é imenso, dada a grande população de estudantes de Engenharia na região metropolitana de Belém, que buscam atuar de maneira prática para o desenvolvimento local. A soma desses fatores faz com que a Diretoria de 2021 do Núcleo esteja cada vez mais entusiasmada com os próximos passos e na expectativa de cada vez mais gerar impacto positivo para a Cidade das Mangueiras, como Belém é carinhosamente apelidada.

Quer saber mais sobre o Núcleo Goiânia? Acesse suas redes sociais ou entre em contato através do e-mail belem@esf.org.br

Status: Núcleo Junior.