Notícias

Prêmio de melhores ONGs do Brasil

Quem somos O Engenheiros Sem Fronteiras Brasil (ESF-Brasil) é uma organização sem fins lucrativos parte de um movimento internacional que surgiu na França, na década de 80, hoje presente em mais de 100 países.  No Brasil desde 2010, a organização já alcançou o marco de 750 projetos concluídos e 84 mil vidas beneficiadas. Anualmente, 2000 voluntários entre estudantes e jovens profissionais, atuam em projetos e ações em 57 cidades em que possuem núcleos locais. A organização atua em quatro eixos: sustentabilidade, educação, empreendedorismo e infraestrutura. Os projetos mais realizados pela rede são o de captação de água de chuva, hortas e compostagem, reformas, educação ambiental e projetos de apoio estratégico a instituições sociais, escolas e apoio à geração de renda leia mais…

The Insider Secrets for Hello World You will carry on to let it operate since you stop by this next report. Nothing might have assisted them longer. Yes, in the event that you should be doing Math. If you should be capable of going into the candidate name in the writing box and vote and comprehend that the vote count increment, you’ve successfully created your own first program! A mortal mistake will be received by you! Because of this, you could need to change between one and the other based http://likesite.xyz/website-list-62.html on which is not or working presently time.

A importância dos lavatórios no combate à pandemia

A pandemia de COVID-19 causou grandes impactos na sociedade em que vivemos, de forma em que diversas pessoas tiveram o seu estilo de vida afetado diretamente ou indiretamente pelos efeitos da pandemia. E, não só isso, o momento deixou evidente as enormes dificuldades e desigualdades sanitárias no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a forma mais eficaz de prevenir infecção pelo vírus é, além da vacinação, as medidas preventivas seguintes: manter ao menos um metro de distância das outras pessoas, usar máscaras bem ajustadas, evitar ambientes lotados e mal ventilados, abrir janelas e portas e manter os locais bem ventilados e lavar as mãos com frequência.  Infelizmente, sabe-se que muitas dessas medidas não são possíveis para a população leia mais…

Carta Aberta Engineers Without Borders – International (EWB-I)

O Engenheiros Sem Fronteiras Brasil (ESF-Brasil) faz parte da rede internacional Engineers Without Borders International (EWB-I). Essa rede surgiu na década de 80, na França e, em 2020, contabilizou mais de 100 países de atuação.  O ESF-Brasil é membro sênior do EWB-I desde 2016 e, em 2020, teve uma representante eleita para fazer parte do Conselho Diretor do EWB-I, um cargo de funções deliberativas por três anos. Como parte de suas responsabilidades, está participar de grupos de trabalho que se mobilizem pelo desenvolvimento de uma engenharia pela sociedade, a nível mundial. Contexto Em 2020, a Aliança Internacional de Engenharia estava em revisão dos Atributos de Graduação e Competência Profissional de Engenharia que define propostas a nível internacional a serem seguidas leia mais…

ESF KIDS! Crianças Sem Fronteiras antes e depois da pandemia!

Contexto O que aconteceria se de repente as escolas não abrissem, as pessoas fossem aconselhadas a não sair na rua e para as que puderem, trabalhar de casa. Há alguns meses, acho que todo mundo responderia algo como: impossível, caótico ou improvável. Mas o fato é que aconteceu e agora, quartos, salas e em situações mais extremas, até banheiros, viraram espaço de trabalho.  E não é fácil para ninguém, pois se trata de uma situação emergencial, inflexível, desconfortável. Aquela sonhada possibilidade de trabalhar em casa, utópica, na realidade não é bem um conto de fadas. Mas em alguns casos pode ser muito pior, principalmente aqueles de famílias com crianças, que os pais acabam precisando trabalhar de casa e abusar da leia mais…

Como funciona o Programa de Capacitação Profissional (PROCAP) do ESF?!

Contexto No Brasil, as taxas de desemprego oficiais são obtidas por meio da PNAD Contínua, que é uma pesquisa realizada pelo IBGE com o objetivo de produzir continuamente informações sobre mercado de trabalho, associadas a características demográficas e educacionais. Como referência para o desemprego, utilizam-se conceitos de subutilização da força de trabalho, que é um conceito construído para complementar o monitoramento do mercado de trabalho em que há insuficiência de horas trabalhadas, além da medida de desocupação, que são as pessoas sem trabalho em ocupação e que tomaram alguma providência efetiva para consegui-lo no período de referência de 30 dias. No último relatório divulgado, referente ao 1º trimestre de 2020, foram 12,9 milhões de brasileiros desocupados e 6,5 milhões sub-ocupadas. Há leia mais…

Os 7 melhores softwares de gerenciamento de projetos

Descubra quais são os melhores softwares de gerenciamento de projetos e como cada um pode melhorar a produtividade da sua empresa! Parceria da rede Engenheiros sem fronteiras com o Grupo Voitto. Para progredir, seja em uma simples tarefa ou em uma complexa cadeia de projetos, é fundamental, além de contar com boas metodologias de gestão, casar essas ferramentas com os melhores softwares de gerenciamento de projetos Nos dias atuais, são muitas as metodologias de gestão existentes e utilizadas no mercado de trabalho. Em meio a essa quantidade, é fundamental a utilização de metodologias que se complementem de maneira assertiva e fluida, proporcionando boas análises e uma visão realista do andamento do projeto. Essas metodologias, em pequenas aplicações, podem muito bem se leia mais…

Sabe o que é e como funciona a Usucapião?!

Ter direito sobre um terreno depois de certo tempo de uso não é apenas uma demanda atual. Datada de 455 antes de Cristo, em Roma, a usucapião foi consagrada na Lei das Doze Tábuas, como forma de aquisição de móveis ou imóveis pela posse continuada por um ou dois anos. A etimologia da palavra indica isso: capio significa “tomar” e usu quer dizer “pelo uso”.  Entretanto, apenas o cidadão romano teria esse direito que não era, na época, extensivo aos estrangeiros. Portanto o peregrino até conseguia fazer uso de determinado terreno porém poderia ter a posse reivindicada por um cidadão romano a qualquer momento. Com o tempo e a expansão do Império Romano, concedeu-se ao possuidor peregrino (que  não  tinha  leia mais…

Morar bem é possível! Aprenda como caixas de leite podem melhorar seu conforto em casa

Contexto As condições precárias de habitação de algumas regiões brasileiras são assunto presente no nosso contexto social desde o final do século XIX, quando surgiram as primeiras favelas. Dados históricos apontam que após o fim da Guerra dos Canudos, soldados que retornaram das missões militares passaram a habitar em terrenos cedidos pela Marinha, em condições precárias de habitação. Mas foi somente entre as décadas de 1940 e 1980 que o processo de “favelização” se intensificou e, principalmente devido à intensificação da economia brasileira, explosão demográfica decorrente das quedas na taxa de mortalidade e urbanização da população, o número de pessoas com moradias precárias cresceu exponencialmente.  A Associação Brasileira de Incorporações Imobiliárias (ABRAINC) em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), leia mais…

Fique por dentro de como fazer um sistema de captação de água da chuva

O Brasil é conhecido por por possuir as maiores reservas de água potável do mundo. Segundo o World Atlas (“Which Country Hasthe Most Fresh Water?“), o país detinha em 2014 cerca de 8,2 mil km³, quase o dobro da quantidade disponível na Rússia (segundo colocado). Apesar disso, desde de meados de 2014 diversas regiões do Brasil vem sendo assoladas pela falta d’água em estações secas, o que antes era uma realidade mais latente do nordeste do país é atualmente uma preocupação constante também de grandes centros econômicos e políticos, como São Paulo e Brasília. Os períodos de escassez pelo qual o país atravessou chamaram a atenção de veículos de informação internacionais, como The Economist (Water in Brazil – Nor any leia mais…

Postagens mais antigas