Quem somos

O Engenheiros Sem Fronteiras Brasil (ESF-Brasil) é uma organização sem fins lucrativos parte de um movimento internacional que surgiu na França, na década de 80, hoje presente em mais de 100 países. 

No Brasil desde 2010, a organização já alcançou o marco de 750 projetos concluídos e 84 mil vidas beneficiadas. Anualmente, 2000 voluntários entre estudantes e jovens profissionais, atuam em projetos e ações em 57 cidades em que possuem núcleos locais. A organização atua em quatro eixos: sustentabilidade, educação, empreendedorismo e infraestrutura. Os projetos mais realizados pela rede são o de captação de água de chuva, hortas e compostagem, reformas, educação ambiental e projetos de apoio estratégico a instituições sociais, escolas e apoio à geração de renda de indivíduos e/ou comunidades.


O Prêmio Melhores ONGs

Pelo segundo ano consecutivo, a organização está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil para se doar. Em 2019, também foi a melhor em Desenvolvimento Local. Em 2020, a organização ganhou maior destaque, além do Prêmio entre as 100 Melhores: 

No Brasil, existem mais de 800 mil organizações sociais e receber esse reconhecimento demonstra a seriedade de um trabalho feito há 10 anos para promover o desenvolvimento sustentável e transformar realidades. A organização se destaca junto com outras grandes organizações, como o Instituto Elos, Teto Brasil, WWF Brasil, ChildFund Brasil, entre outras.


O prêmio avalia cinco grandes temáticas: causa e estratégia de atuação; representação e responsabilidade; gestão e planejamento; estratégia de financiamento e; comunicação e prestação de contas. Durante o primeiro semestre, as organizações devem enviar seus documentos para auditoria da equipe do prêmio. No ano de 2020, o Prêmio Melhores ONGs é uma realização do Instituto Doar, Ambev VOA e O Mundo que queremos.


Pandemia

Durante a pandemia, a organização atuou em diversas frentes para amenizar as consequência de uma crise de saúde pública tão grande. Alguns dos projetos realizados foram a construção de lavatórios públicos em comunidades em seis capitais brasileiras (Rio de Janeiro, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte, Macapá e Florianópolis), a fabricação de gel antissépitco para distribuição em favelas do Rio de Janeiro, a distribuição de máscaras e cestas básicas, totalizando mais de 1,7 milhões de reais mobilizados para mais de 30 cidades.   


LIVRO ENGENHARIA POPULAR

Em 2020, a organização também lançou um livro sobre Engenharia Popular: construção e gestão de projetos de tecnologia e inovação social, com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).


Apoie o ESF-Brasil a transformar vidas!

Se você quer apoiar a organização para que possam desenvolver ainda mais trabalhos em comunidades de todo o Brasil, acesse a página doe.esf.org e torne-se um apoiador dessa causa. Qualquer valor é muito importante para que esse trabalho seja continuado. Considere tornar-se um propagador de uma engenharia para e por todos e todas!

A organização busca voluntários por todo o Brasil e de todas as áreas e querem chegar em novas cidades!

Tem interesse?


Acompanhe nas redes

Relatório de Impacto 2019: clique aqui


Contato:contato@esf-brasil.org