5 Prêmios e Certificados de Transparência

Abaixo estão nossas premiações e conquistas que demonstram nossa idoneidade, transparência, boas práticas e responsabilidade em todas as nossas ações dentro do terceiro setor brasileiro.

  • Selo ONG Transparente (2019): Selo concedido pelo Instituto Doar, certifica as organizações que se esforçam em mostrar a qualquer visitante de sua página web não só quem são, mas seus números, seus objetivos, seu time. ONGs transparentes em seus atos e focadas em suas missões.
  • Prêmio de Boas Práticas de Gestão – 15° Encontro Nacional do Terceiro Setor (2019): O reconhecimento busca reforçar a imagem de organizações que trabalham com transparência e que atuem de maneira exemplar divulgando suas ações e resultados. As organizações inscritas foram avaliadas de acordo com a estrutura do Painel GIFE de Transparência. O ESF-Brasil, foi premiado em primeiro lugar.
  • Prêmio 100 Melhores ONGs para se doar (2019): Promovido pelo Instituto Doar, o Prêmio avalia as organizações do terceiro setor brasileiro e reconhece aquelas que apresentam melhor governança, transparência e foco de atuação, considerando mais de 40 critérios. Em 2019 o ESF-Brasil foi reconhecido como uma das 100 melhores.
  • Melhor ONG de Desenvolvimento Local do Brasil (2019): Além de ser uma das 100 melhores de 2019, também ficamos entre as 10 melhores ganhando o Prêmio Destaque como Melhor ONG de Desenvolvimento Local do Brasil.
  • Certificado de Transparência e Boas Práticas Sociais Internacionais pela Phomenta (2020): A Phomenta é membro do Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs (ICFO). Sua certificação segue os princípios de ética do Comitê e tem como objetivo dar confiança aos doadores sobre as práticas de transparência e gestão das Organizações Sociais do Brasil. Foram analisados quesitos de Gestão e Governança, Potencial de Impacto Social, Transparência na Informação Pública, Responsabilidade Financeira e Sustentabilidade Econômica.

14 Coalizões e Pactos de Atuação

Acreditamos no envolvimento com outros setores da sociedade, além da aproximação com entidades e movimento nacionais e internacionais que possuam objetivos semelhantes ao da nossa organização.

  • Membro Senior Engineers Without Borders (2016): Somos certificados pelo nosso órgão internacional EWB na categoria mais alta de membresia e detentores da marca Engenheiros Sem Fronteiras no Brasil.
  • Pacto Global/Global Compact ONU (2019): Estamos comprometidos com os princípios do Pacto Global da ONU relacionados a Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção. Com este compromisso, expressamos nossa intenção de apoiar e difundir tais princípios.
  • Pacto de Empoderamento Feminino/Women’s Empowerment Principles WEPS ONU (2019): Nós apoiamos e lutamos pela igualdade de gênero e inclusão da mulher em todos os níveis de nossa organização.
  • Mapa Cidades Sustentáveis – Categoria Preservação Ambiental (2019): O Quintessa e o Instituto Vedacit mapearam em 2019 as organizações do Brasil que atuavam no ecossistema de Cidades Sustentáveis. O objetivo é contribuir para o fortalecimento dessas organizações que são importantes para o desenvolvimento de Cidades mais Sustentáveis no país. O ESF-Brasil foi uma das organizações selecionadas no eixo de Preservação Ambiental. Alinhado ao nosso pilar de Sustentabilidade.
  • Coalizão da Estratégia ODS – (2019): É uma coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e de mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para essa agenda.
  • Plataforma por um Novo Marco Regulatório (2019): Somos signatários da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil – MROSC tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) na construção de um ambiente legal, político e institucional favorável, que avance na implementação federativa da agenda do MROSC, a fim de promover a participação cidadã no desenvolvimento sustentável.
  • Conselho Nacional de Juventude (2019-2021): O Conjuve é composto por representantes do poder público e da sociedade civil e tem entre suas funções formular e propor diretrizes para as políticas públicas que afetam a juventude. Nele também são desenvolvidos estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens, tudo através de um rico intercâmbio entre organizações juvenis nacionais e internacionais. O ESF-Brasil, juntamente com o TETO-Brasil, fazem parte do Conselho no Eixo Território e Mobilidade.
  • YLAI – Iniciativa Jovens Líderes das Américas (2019): É uma iniciativa que estabelece vínculos entre jovens líderes em todo o hemisfério. O YLAI aborda a lacuna de oportunidades para jovens, especialmente mulheres, capacitando empreendedores e empresários sociais com treinamento, ferramentas, redes e recursos necessários para transformar suas sociedades e contribuir mais plenamente para o desenvolvimento econômico e prosperidade, segurança, direitos humanos e boa governança. O ESF-Brasil faz parte da rede se comprometendo principalmente nas questões relativas a possuir um negócio transparente e responsável.
  • Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG (2019): É a primeira organização representativa de Fundações no Brasil, foi criada em 1994 e permanece até hoje contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, promovendo o fortalecimento, a multiplicação e o intercâmbio entre Fundações e Associações em Minas Gerais, como mecanismo de transformação social. O ESF-Brasil é filiado a FUNDAMIG, nossa organização começou em MG e até hoje é o estado com o maior número de membros.
  • Pacto Pela Democracia (2020): É uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no Brasil. Formado por um arco amplo e plural de organizações, movimentos e atores relevantes na sociedade, o Pacto busca afirmar um espaço comum para a expressão do compromisso de resgatarmos e aprofundarmos práticas e valores democráticos diante dos inúmeros desafios que temos enfrentado ao longo dos últimos anos no país.
  • Conselho do Movimento pelo Dia Internacional da Juventude (2020): O Movimento criado em 2019, reúne líderes e organizações com maioria de público jovem que acreditam e realização ações durante o dia 12 de agosto. Celebrando o Dia Internacional da Juventude da ONU, beneficiando comunidades com projetos e ações em todo o Brasil. O ESF-BR é uma das organizações responsáveis por organizar e mobilizar jovens para a data anualmente.
  • Sustainable Development Solutions Network – SDSN (2020): Uma iniciativa global das Nações Unidas, que possui o compromisso de apoiar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas escalas local, nacional e global. Para esse fim, está sendo construída uma rede global de universidades, centros de pesquisa e outras instituições de conhecimento para traduzir em ação os mais recentes conhecimentos em desenvolvimento sustentável.
  • Associado da Associação Brasileira de ONGs – Abong (2020): formada por cerca de 220 organizações filiadas em todo o Brasil. Constitui um espaço diverso, plural e rico de intercâmbio e construção, constituindo uma rede de intervenção nacional e internacional com especial incidência em conselhos, fóruns, conferências e, juntamente com outras redes, em temas de interesse do conjunto de organizações.
  • Rede de Habitação de Interesse Social – HIS (2020): É um ecossistema organizado pela Habitat Brasil e Programa Vivenda, o objetivo é a construção de uma agenda propositiva para lidar com as dificuldades enfrentadas por famílias moradoras das periferias do Brasil, bem como nas organizações de terceiro setor e negócios de impacto que compõe o movimento HIS. Através de Grupos técnicos e reuniões periódicas, articulam projetos, ações em conjunto e trocas de conhecimentos.

6 Mentorias

Buscamos sempre iniciativas com outras organizações, sejam institutos, programas, associações ou empresas privadas. Com o objetivo final de trazermos maior capacitação, aprendizado e desenvolvimento ao ESF-BR.

  • Programa Mentoria de Valor do Instituto Nissan (2019): O programa do Instituto Nissan tem o objetivo de gerar oportunidades de aperfeiçoamento profissional para gestores de instituições sociais atuantes em comunidades em situação de vulnerabilidade. Em 2019 o ESF-Brasil, dentre mais de 90 organizações foi uma das selecionadas e mentoradas por mais de 6 semanas por profissionais da organização.
  • Vencedor no Programa de Aceleração de Impacto Social – Categoria Incubação (2019): É um programa de capacitação de ONGs, co-criado por quatro institutos (Phomenta, Instituto Cooperforte, Instituto Bancorbrás e Instituto Sabin) com o objetivo de levar novas ferramentas para melhoria da gestão, captação e transparência das Organizações. Após as etapas de avaliação dentre mais de 70 organizações o Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil, recebeu avaliação máxima, passando para a etapa de 6 meses de capacitação.
  • Programa de Aceleração DOA Brasil (2019): Fomos selecionados pelo programa promovido pela Doare que é uma organização que tem como objetivo fortalecer a cultura de doações através de estratégia, design, tecnologia e comunicação, conectando pessoas com importantes causas para doar com segurança. O Programa de Aceleração Doa Brasil tem por foco o terceiro setor e prestação de apoio na realização de campanhas digitais de captação de recursos.
  • Ambientação da Fundação Toyota (2020): Fomos uma das organizações selecionadas para participar do projeto da Fundação Toyota do Brasil, que leva conhecimento e promove o desenvolvimento sustentável da sociedade utilizando o TBP – Toyota Business Practices, uma ferramenta de resolução de problemas desenvolvida pela Toyota, testada e aplicada no mundo todo.
  • Programa VOA – AMBEV (2020): Fomos uma das organizações selecionadas a participar do programa VOA em 2020. Onde funcionários da empresa doam tempo e conhecimento para alavancar o impacto social de organizações que atuam no desenvolvimento, educação e geração de oportunidades para crianças e jovens. É oferecido um curso de gestão composto por nove módulos: Sonho e Princípios, Estratégia e Tática, Gente e Gestão, Gestão da Rotina, Gestão de Orçamento, Comunicação e Relacionamento, Captação de Recursos e Governança, Solução de Problemas e Gestão de Projetos.
  • Gestão para o 3° Setor – Fundação Salvador Arena (2020): Fomos uma das organizações selecionadas dentre mais de 120 inscritas. O curso é baseado em um programa de mais de 70h de formação entre Abril e Setembro/2020. O programa visa: revisar e analisar pontos internos da ONG; Identificar novos rumos para uma gestão eficiente, orientada para a sustentabilidade e resultados sociais; Construir uma proposta para iniciar mudanças para uma gestão mais profissionalizada.

41 Editais e Grant’s

Nesta parte destacamos editais financeiros nacionais e internacionais e recebidos diretamente pelo ESF-Brasil ou por seus respectivos núcleos da rede. Ainda destacamos reconhecimentos e prêmios de nossos núcleos.

2012 a 2017: 10 Conquistas

2018: 9 Conquistas

2019: 18 Conquistas

2020: 4 Conquistas

MUDE CONOSCO!