Contexto

No Brasil, as taxas de desemprego oficiais são obtidas por meio da PNAD Contínua, que é uma pesquisa realizada pelo IBGE com o objetivo de produzir continuamente informações sobre mercado de trabalho, associadas a características demográficas e educacionais. Como referência para o desemprego, utilizam-se conceitos de subutilização da força de trabalho, que é um conceito construído para complementar o monitoramento do mercado de trabalho em que há insuficiência de horas trabalhadas, além da medida de desocupação, que são as pessoas sem trabalho em ocupação e que tomaram alguma providência efetiva para consegui-lo no período de referência de 30 dias.

Fonte: IBGE, 2020

No último relatório divulgado, referente ao 1º trimestre de 2020, foram 12,9 milhões de brasileiros desocupados e 6,5 milhões sub-ocupadas. Há também 4,8 milhões de pessoas fora da força de trabalho e que não tomaram providências para conseguir trabalho no período de referência de 30 dias por não ter experiência profissional ou qualificação, não haver trabalho na localidade em que residia ou não conseguir trabalho por ser considerado muito jovem ou muito idoso.

A faixa de idade mais afetada é entre 25 e 39 anos e a Região mais afetada é o Nordeste e a que apresenta menor índice é a Região Sul.

Fonte: IBGE, 2020
Fonte: IBGE, 2020
Fonte: IBGE, 2020

Agravando a questão do desemprego, em março de 2020 o mercado de trabalho começou a sentir os reflexos da pandemia do novo coronavírus que estava chegando ao Brasil e, em 30 de junho de 2020, o IBGE divulgou novos dados da pesquisa indicando um percentual de 49,5% de pessoas ocupadas. Ou seja, menos da metade dos brasileiros estava trabalhando formalmente. Este é o mais baixo nível da ocupação desde o início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em 2012.

O número de empregados no setor privado sem carteira assinada caiu 20,8%, significando 2,4 milhões a menos no mercado de trabalho. Já os trabalhadores por conta própria diminuíram em 8,4%, ou seja, 2,1 milhões de pessoas. Com isso, a taxa de informalidade caiu de 40,6% para 37,6%, a menor desde 2016, quando o indicador passou a ser produzido.

Na esteira da crise provocada pela pandemia, a taxa de desemprego deve chegar a 14,2% ao fim de 2020, segundo estimativa da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado.

O aumento da taxa de desemprego média esperada em 2020 só não é maior devido à queda da taxa de participação de trabalhadores no mercado, isto é, o número de pessoas buscando um emprego ativamente diminuiu e portanto, não entraram na estatística.

Com o objetivo de diminuir a taxa de desemprego, contribuindo na qualificação de pessoas e tornando-as mais competitivas para entrada no mercado de trabalho, melhorando a qualidade de vida e ampliando os conhecimentos da comunidade em que são inseridas, o projeto PROCAP foi realizado por alguns núcleos ESF do Brasil e serve de modelo para os demais.

Funcionamento e Benefícios

O Programa de Capacitação Profissional (PROCAP) é um projeto que tem como premissa levar cursos com conteúdo técnico e de qualidade para escolas públicas e comunidades, tais quais na maioria das vezes não possuem amplo acesso a cursos superiores ou profissionalizantes com o intuito de qualificá-las para o mercado de trabalho. Desta forma, o PROCAP trabalha com jovens desde o ensino médio (se tornando também um incentivo para que estes continuem seus estudos) até adultos que buscam aperfeiçoamento em suas profissões, e até mesmo iniciar seu próprio negócio. 

O curso ou conteúdo da aula é escolhido de acordo com as necessidades da comunidade que o Núcleo pretende atender. 

O primeiro PROCAP foi executado em Limeira-SP (2016), com curso sobre Logística e Controle de Qualidade. O público alvo deste programa foram jovens do ensino médio. 

O Programa é feito através de aulas ministradas por voluntários do ESF, parceiros, empreendedores locais e professores. Nas aulas, são utilizados recursos como apostilas, slides, visitas técnicas e outros materiais que podem ser necessários para aulas práticas sobre determinado tema.

Além de auxiliar o desenvolvimento de habilidades, estimula o interesse para o estudo em futuros profissionais, visando a reinserção no mercado de trabalho.

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PROCAP é um projeto amplo em termo de logística e duração. Exige aproximadamente 7 membros, sendo importante que a maioria, senão todos, acompanhem todo o projeto.

Seja criando do zero ou adquirindo um modelo já montado, o programa precisa ser de qualidade e alinhado com as necessidades das empresas locais, profissionais e região.

Não é qualquer tipo de curso ou treinamento que deve ser oferecido e, por mais que seja um conhecimento extra, ele precisa estar de acordo com as necessidades da região, das empresas e as atividades que são pouco exploradas, que estão trazendo dificuldades para as empresas ou que possuem alta demanda com poucos profissionais capacitados.

Para descobrir que assuntos são esses e desenvolver essas competências, vale realizar uma análise completa da região, das empresas e fazer reuniões com stakeholders para identificar o que está faltando em termos de conhecimento e técnica para que a produtividade e os resultados aumentem.

Uma outra maneira de descobrir o “norte” para o programa de capacitação profissional é fazer um comparativo das habilidades presentes atualmente nas empresas da região e as demandas para o futuro. Assim, será possível preparar os profissionais desde já para as futuras mudanças do mercado. Enfim, entender qual demanda se quer suprir é essencial para fazer a escolha certa entre as opções de programas de capacitação que podem contribuir com estes profissionais e comunidade.

Vale ressaltar que é Importante ter parcerias com empresas e que elas participem e se envolvam nesta capacitação, colaborando na confecção dos materiais, ministrando aulas, guiando visitas técnicas e compartilhando  estudos de caso.

O método de ensino, os recursos multimídia, trilhas de aprendizagem, suporte e tudo que envolverá a capacitação da equipe precisa ser previamente planejado e analisado. Só então será possível estruturar o treinamento e colocá-lo em prática.

Os programas de capacitação são fontes específicas de conteúdo. Neles é possível adquirir conhecimento técnico consistente em um curto espaço de tempo.

Algumas sugestões de temas: 

Atuação do ESF

Núcleo Viçosa Alimentos
Viçosa Elétrica e Hidráulica Predial
Viçosa Elétrica e Hidráulica Predial
Núcleo Limeira 2ª Edição
Núcleo Viçosa Alimentos
Núcleo Viçosa Alimentos
Núcleo Limeira 1ª Edição
Núcleo Limeira 2ª Edição
Autoras

Silvana Picada Bulcão
Anna Beatriz de Aguiar Bergo Coelho

Referências
  • https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?edicao=27704&t=destaques
  • https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php
  • https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/28111-pela-primeira-vez-menos-da-metade-das-pessoas-em-idade-de-trabalhar-esta-ocupada
  • https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/06/15/desemprego-pode-passar-de-14-em-2020.htm
  • https://www.d2l.com/pt-br/blog/programa-de-capacitacao-profissional-empresa/
  • https://fwsymnetics.com.br/blog/programas-de-capacitacao/#:~:text=Os%20programas%20de%20capacita%C3%A7%C3%A3o%20s%C3%A3o%20fontes%20espec%C3%ADficas%20de%20conte%C3%BAdo.&text=Estes%20programas%20s%C3%A3o%20feitos%20sob,longos%20per%C3%ADodos%20em%20sua%20agenda
  • Link Manual PROCAP – Site interno