Descubra quais são os melhores softwares de gerenciamento de projetos e como cada um pode melhorar a produtividade da sua empresa! 
Parceria da rede Engenheiros sem fronteiras com o Grupo Voitto.

Para progredir, seja em uma simples tarefa ou em uma complexa cadeia de projetos, é fundamental, além de contar com boas metodologias de gestão, casar essas ferramentas com os melhores softwares de gerenciamento de projetos

Nos dias atuais, são muitas as metodologias de gestão existentes e utilizadas no mercado de trabalho. Em meio a essa quantidade, é fundamental a utilização de metodologias que se complementem de maneira assertiva e fluida, proporcionando boas análises e uma visão realista do andamento do projeto.

Essas metodologias, em pequenas aplicações, podem muito bem se guiar por anotações, agendas e planners, fazendo tudo de forma física. Porém isso é pouco prático e, numa visão macro, de grandes cadeias de processos, torna-se inviável e, por vezes, até impossível de ser feito.

Sendo assim, visto a importância deles, vem comigo que eu vou te mostrar quais são os 7 melhores softwares de gerenciamento de projetos e te explicar como cada um colabora para a sua gestão! Além disso, vou disponibilizar para você, ao longo do artigo, cursos gratuitos para você se capacitar com a utilização destas ferramentas!

1- MS Project

 O MS Project é um dos softwares de gerenciamento de tarefas e projetos mais poderosos e difundidos atualmente. Sua aceitação se deve fortemente à sua facilidade de utilização, poder de visualização e versatilidade de aplicação.

O programa da Microsoft garante ao seu utilizador a capacidade de monitorar, organizar, controlar, alinhar e executar projetos de qualquer tamanho de maneira gratuita.

O Microsoft Project é capaz de atuar e contribuir para diversas etapas da gestão de um projeto, sendo que suas ferramentas são mais direcionadas ao planejamento e controle.

Para criar fluxos de trabalho automatizados, guiar e instruir membros da equipe e alocar seus recursos para os locais mais apropriados, é fundamental dominar essa ferramenta.

Se você quer entender como utilizar o MS Project para tudo isso, inscreva-se no curso gratuito de Introdução ao MS Project para Gerenciamento de Projetos.  Aproveite a chance de realizar, de maneira completamente gratuita, um curso desta poderosa ferramenta na maior e melhor escola de gestão do país!

Pode ser utilizado por equipes grandes, para manter a organização de forma mais eficiente. Dentro da rede, os membros costumam citar essa ferramenta, buscando sempre aprimorar suas habilidades e garantirem maior sucesso na execução dos projetos.

2- Trello

O Trello é sem dúvida uma das mais versáteis ferramentas de gestão de projetos, sejam esses em colaboração ou não.

A ferramenta organiza projetos em conjunto, de acordo com a necessidade dos usuários, por meio de cartões, listas e quadros de tarefas.

O Trello  tem entre suas vantagens a facilidade de ser acessado, podendo ser utilizado diretamente na internet por meio de algum navegador, ou ainda, nas plataformas para Desktop, Android e iOS.

O melhor de tudo é que, apesar de contar com alguns recursos pagos, o Trello pode ser acessado gratuitamente!

Por isso comece já a utilizar a ferramenta e potencialize seu acompanhamento e controle de projetos!

Os membros da rede destacam sua praticidade no manuseio e acompanhamento para controle de projetos. Organizar a equipe e acompanhar o cronograma antes, autonomia da equipe, facilidade na visualização das datas e metas durante e depois do projeto facilita encontrar os erros e consequentemente, aplicar soluções mais eficientes. O uso dessa ferramenta varia com a habilidade dos membros de cada núcleo, bem como a facilidade de manuseio também. 

Fonte: Tecnoblog

3- Power BI

O Microsoft Power BI é a melhor ferramenta de gerenciamento de projetos quando se precisa analisar uma grande quantidade de dados sem perda de informações.

A ferramenta Business Intelligence da Microsoft é capaz de importar, tratar, consolidar, tornar coerentes e exibir com boa visualização, dados das mais diversas fontes (incluindo o Excel).

Além de todas essas funções, o Power BI apresenta recursos que facilitam o compartilhamento e a portabilidade dessas informações, já que, você pode acessar e alterar os seus projetos por diferentes dispositivos, alternada ou simultaneamente.

O software pode ser acessado pela versão Power BI Desktop, pelo SaaS online, ou pelo App móvel do Power BI, disponível em Android e também iOS.

Se você quer aprender mais sobre a ferramenta, a Voitto, parceira da ESF Brasil, disponibilizou também o curso gratuito de Introdução ao Power BI! Aproveite essa oportunidade e aprenda como gerenciar bancos de dados de forma estratégica e efetiva na sua empresa.

Segundo os membros da rede, o BI possui melhor visualização e interação com os gráficos e seleção de dados. Também destacam a versatilidade do usuário, em realizar alterações na interface e o boa velocidade de processamento.

Como o Trello, a ferramenta é utilizada de acordo com as habilidades dos membros do núcleo. Destaca-se o núcleo Rio das Ostras, onde os dados dos projetos são organizados por essa ferramenta e o retorno do feedback é mais eficiente.

Fonte: Power Bi

4- Microsoft Excel e Planilhas Google

O Microsoft Excel e o Planilhas Google são dois softwares de edição de planilhas de dados que funcionam de maneira muito semelhante.

Atualmente o domínio dessas ferramentas é requisito básico para muitas vagas do mercado de trabalho e deve-se buscar entendê-las para se tornar mais competitivo.

Do ponto de vista do empresário ou gestor, são ferramentas que contribuem muito para análise dos projetos, organização do histórico de dados, atribuição de tarefas e automatização de processos. Além disso, tudo pode ser feito de maneira online e integrada, proporcionando colaboração em tempo real entre membros das equipes.

Dentro da rede, grande parte dos núcleos utilizam dessa ferramenta para realizar os projetos, consequentemente, abrange quase todos os eixos temáticos também !

Por exemplo, para a temática educação, existem projetos que focam o ensino do software para crianças, jovens ou adultos, como os projetos do núcleo Belo Horizonte “Minicurso de excel”. Na parte de gestão e empreendedorismo são ensinados para os microempreendedores que almejam sucesso no seu comércio, por exemplo, como no projeto “Enap” do núcleo Limeira. Para assistência básica e infraestrutura, normalmente a ferramenta organiza as ações dos membros envolvidos durante o projeto, como no caso do “Arrecadação de leite – Mão amiga” no núcleo de Juiz de fora.

Muitos membros destacam a facilidade das Planilhas Google estarem disponíveis via web (online), tornando mais prático o andamento do projeto. 

Para começar a sua jornada rumo ao domínio completo destes poderosos e completos softwares, inscreva-se no curso gratuito de Introdução ao Excel!

Está gostando do artigo?
Apoie nossa ONG sendo um amigo do Engenheiros Sem Fronteiras doando qualquer valor. Seu apoio é essencial para continuarmos fazendo projetos e mudando vidas!
Acesse nossa página de doação e veja como: Faça parte da mudança!
O ESF é uma organização sem fins lucrativos, competente e transparente.
Possuímos diversas certificações de boas práticas e transparência de recursos, que comprovam nosso compromisso com as doações que recebemos e ações que realizamos, acesse o restante de nosso site e confira nossas conquistas, projetos e formas de voluntariado. Todos que querem mudar o mundo conosco são bem vindos! O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA IMPACTAR O MUNDO HOJE? Se acredita em uma engenharia
mais humana, justa e social, mude conosco hoje! Doe!

5- Jira Software

O Jira é um software comercial desenvolvido pensando em permitir o monitoramento de muitas tarefas ao mesmo tempo e o acompanhamento de projetos e equipes.

Dessa maneira o software disponibiliza uma visão macro de todo o projeto e o gerenciamento do mesmo em um único lugar de maneira simples.

O Jira Software vem sofrendo constantes atualizações com recursos inovadores de última geração sem perder a qualidade e as funcionalidades clássicas.

Fonte: Atlassian – Jira Software

6- ERP Primavera

O Primavera é um software de gestão de projetos, análise de riscos, gerenciamento de oportunidades e recursos, colaboração e controle de tarefas voltado para portfólios corporativos.

Este sistema central e integrado de Planejamento de Recursos Empresariais atua ativamente na criação de valor para a organização, promovendo soluções Cloud e soluções instaladas para que você possa aumentar sua produtividade e acompanhar as exigências do mercado no qual você está inserido.

Fonte: Primavera BSS

7- Twproject

O Twproject oferece todas as vantagens de uma solução empresarial com as facilidades de um layout simples e didático.

O software é uma ferramenta que proporciona acesso aos dados atualizados do processo. Assim, é possível acompanhar o progresso de cada tarefa e as pessoas envolvidas, as deadlines, custos e registros de trabalho.

O programa conta com interface semelhante a do Excel, proporciona boa visualização tanto de cada tarefa como do todo e facilita a tomada de decisões assertivas sobre alocação de recursos e pessoas nos projetos.

O Twproject conta ainda com uma versão mobile, para que o usuário possa acessar suas informações de qualquer lugar, sem nem mesmo a necessidade de baixar um app.

Para você que se interessou, o programa oferece uma conta demo para que se possa fazer o teste gratuito de suas ferramentas.

Fonte: Twproject.

Comece já!

Espero que a leitura deste artigo tenha te ajudado a entender as principais ferramentas utilizadas pelas maiores empresas do mercado para facilitar e potencializar as análises e gerenciamentos de projetos. Cabe destacar que a rede Engenheiros sem fronteiras procura a utilização desses softwares para agregar ao conhecimento dos membros envolvidos e proporcionar bons resultados para a sociedade brasileira.

Assim, cabe a você agora fazer a sua escolha: qual utilizar na sua empresa? Uma só bastará para todas as suas necessidades? Ou será que a união de duas ou mais delas proporcionará melhores resultados? Qual delas aprender para obter um belo diferencial no seu currículo?

Sendo você o dono de um negócio ou o gerente de projetos, se sua necessidade é alguma entre as citadas acima, o Grupo Voitto tem muito à contribuir e oferecer para você! 

A maior escola de gestão do país vem cumprindo o seu propósito de diferenciar pessoas e potencializar resultados, com cursos ministrados pelos melhores consultores e profissionais do mercado, com metodologia transformadora, plataforma completamente intuitiva e total suporte e interação com os alunos.

Com equipes formadas prioritariamente por engenheiros nada mais justo que estarmos sempre atualizados e dotados das mais diversas ferramentas. Definir Softwares que auxiliem equipes a gerir dados, pessoas e processos é fundamental no mundo que estamos construindo e quem se posiciona bem nesse cenário consegue vantagens em relação a eficiência e melhores resultados.

Autores

Parceria Grupo Voitto
Pedro Capalbo Becalette
Anna Beatriz de Aguiar Bergo Coelho

Referências